×

Móveis e utensilios do tabernáculo // Êxodo 37 e 38

Bezalel não é um nome muito comum entre nós. Mas, este foi o homem a quem Deus habilitou a trabalhar com metais. Ele construiu a arca, fê-la de madeira de acácia e a cobriu em ouro, por dentro e por fora. O povo tinha muito ouro em jóias e as deram como ofertas voluntárias para a construção do tempo. Essa arca era o local aonde Deus vinha falar com Moisés. Era coberta por um propiciatório que continha dois anjos, um de frente para o outro.

Ele construiu os moveis que compunham a parte do tabernáculo. Fez a mesa, também de madeira e coberta de ouro. Tudo muito bonito para a presença do Senhor. Fez também o candelabro que servia para iluminar o ambiente. Ele tinha sete lâmpadas, sendo três de cada lado e uma ao centro.

Os moveis são símbolos que iremos ler mais adiante. Altar de incenso foi feito de madeira e recoberto também em ouro. Depois foi feito o altar de bronze, onde os sacrifícios seriam oferecidos.
Talvez você me pergunte por que tudo isto. Deus não faz nada sem informar aos Seus profetas o que vai acontecer e para que serve cada coisa. O interessante é que todos esses moveis possuíam argolas para serem transportados, pois o povo ainda não estava na terra que Deus lhes havia prometido.

Todo o metal usado foi: Ouro – vinte e nove talentos e setecentos e trinta siclos; prata – cem talentos e mil setecentos e setenta e cinco siclos. E tantos outros talentos e siclos dos outros metais menos valiosos que a prata e o ouro.

Walter Martins

// Êxodo 37-38

Publicar comentário