O Chamado Divino e as Desculpas humanas
“Vem agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel do Egito.” Êxodo 3:10
É muito interessante a forma como muitos servos de Deus reagem ao chamado para uma missão específica. Há pelo menos duas reações básicas a um chamado de Deus: Primeira, são aquelas pessoas que ouvem o chamado e com um espírito de submissão e entusiasmo aceitam sua missão Segunda, são aquelas pessoas que ouvem o chamado de Deus e procuram se esquivar, escapar, fugir por algum motivo.
Deus chamou Moisés para conduzir a libertação de Seu povo do Egito. Moisés tentando se esquivar deste chamado de Deus, usou cinco argumentos, relatados em Êxodo 3 e 4:
1. Quem sou eu? Moisés usou este argumento porque se sentia incapaz, desconfiado de si mesmo. Ele já havia tentado resolver o problema de seu povo com suas próprias forças ao matar um egípcio e fracassou. Deus porém, disse a Moisés: “Eu serei contigo”
2. Que lhes direi? Esta desculpa de Moisés, é parecida com a que muitas pessoas hoje também usam. Mas temos apenas que ir e revelar Deus, o restante Ele faz. Ele disse a Moisés: “Assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós outros”.
3. Mas eis que não crerão! Moisés queria se colocar no lugar de Deus, julgando até quem aceitaria ou não a salvação. Em certas ocasiões, por nossas atitudes, não acreditamos que as pessoas podem ser transformadas. Como Deus não aceitou a argumentação de Moisés e mostrou Seu poder através da vara que estava em sua mão, ele ainda tentou usar mais duas desculpas para não aceitar o chamado de Deus.
4. Eu nunca fui eloqüente. Nós não somos chamados por nossa capacidade ou eloqüência, mas por uma vida colocada aos pés de Cristo. “Deus não chama os capacitados; Ele capacita os chamados”.
5. Ah Senhor! Envia aquele que hás de enviar, menos a mim. É como se ele dissesse a Deus:
“Tudo bem! Sabemos que o evangelho deve ser pregado, mas não eu, outros podem fazer isto; o pastor, o irmão que fala bem, a irmã que tem uma fé muito grande, todo mundo, menos eu.” Não existe vida cristã sem testemunho.
“Os pastores podem pregar sermões aprazíveis e convincentes. E fazer muito esforço para edificar a igreja, e fazê-la prosperar; mas a menos que seus membros façam individualmente sua parte como servos de Jesus Cristo, a igreja estará sempre em trevas e sem forças.” Serviço Cristão. 68.
Moisés argumentou, deu desculpas, mas finalmente se rendeu ao poder de Deus em sua vida. E se tornou uma grande bênção para aquele tempo e para aquele povo.
Hoje, você também pode se colocar nas mãos de Deus. Ele vai te abençoar para cumprir a missão de pregar o evangelho a todos. Nem você e nem eu precisamos usar desculpas humanas, pois o chamado é Divino. Ouça a voz do Espírito Santo lhe convidando. Atenda o chamado, do Semeador e Ele vai lhe capacitar para realizar a obra que confiou.
Publicar comentário