Xerox – Lições da bíblia – Jovens

Dizem que sou uma cópia perfeita do meu pai. Minha mãe me diz que sou “uma xérox feminina” dele. Até certo ponto, ela está certa. Alguns de meus traços físicos, manias, interesses e passatempos se assemelham aos que meu pai tinha. Eu ainda era criança quando o perdi devido a um acidente vascular cerebral. Como queria ter tido um pai como os outros, um pai que me visse crescer! Mesmo tendo minha mãe sido capaz de me sustentar sozinha, sinto falta da presença de meu pai por perto. Apesar desse vazio, encontro conforto em saber que meu Pai do Céu está sempre cuidado de mim e me guiando.

Pai Provedor (Gn 9:3; Mt 6:31, 32; 11:29, 30; Fp 4:19). Mateus 7:9-11 resalta a bondade de nosso Pai celestial: “Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus, quanto mais o Pai de vocês, que está nos Céus, dará coisas boas aos que Lhe pedirem!” Quanto mais nos dá o Criador do Universo e provedor de nossas necessidades? É importante que O reconheçamos porque Ele é a fonte de tudo o que temos.
Como seres criados, não devemos nos vangloriar de nossa sabedoria, força e riquezas. Elas são todas dádivas do Senhor. Se existe algo de que devemos nos orgulhar é a bondade, justiça e amor do nosso Deus (Jr 9:23,24). Nosso Pai celestial Se agrada quando Seu caráter é demostrado em nossa vida.

Pai amoroso (Sl 103:13; Jr 31:3; Lc 15:11-24). A palavra “amor” define o caráter de Deus. Ele é a personificação do amor. O Senhor é misericordioso para com todos, especialmente para com aqueles que O temem (Sl 103:13). Ele nos amou com amor eterno (Jr 31:3), um amor infalível e imutável. A maior prova do amor do Pai por nós e nos salvar da morte eterna (Jo 3:16 e 17). Imagino que, para Ele, deve ter sindo torturante permitir que Seu Filho sofresse como sofreu. Mas Cristo suportou isso por nós. Por meio do sangue de Jesus, somos purificados de nossa injustiça (Hb 9:14).
Na parábola do filho pródigo, Jesus se referiu indiretamente às queixas dos fariseus sobre Sua atitude de Se misturar com pecadores – representados na parábola pelo filho perdido. O irmão mais velho representa os fariseus. Estes, por sua vez, alegavam cumprir a lei ao pé da letra, mas deixavam de compreender o amor do Pai celestial – um amor que se alegra com o retorno de um filho desobediente. Como o pai da história. Deus ainda está disposto a nos receber, apesar dos nossos pecados. E Ele está pronto para oferecer Seu perdão quando O buscamos, arrependidos.

Pai compassivo (Sl 51:1; 111:4; Mt 6:25-34). Deus cuida dos pássaros e dos lírios do campo (Mt 6:25-34). Esses elementos podem parecer banais para nós, mas Deus presta atenção a eles. Então, imagine a preocupação dEle para conosco, obras-primas de suas mãos! Ele está preocupado até mesmo como os menores detalhes de nossa vida. Portanto, devemos crer que Ele estará conosco a cada passo que dermos.
Não precisamos nos preocupar com as dificuldades, pois Ele conhece nossas necessidades antes mesmo de pedirmos. A Bíblia nos instrui a buscar primeiro o reino de Deus e a Sua justiça. Se fizermos isso as demais coisas serão acrescentadas. A obediência a Deus deve ser nossa mais alta prioridade.

Pai acessível (Lc 1:26-37; 3:21, 22; Hb 9:14). Toda a Trindade esteve envolvida nos momentos-chave da vida de Jesus. Deus Pai escolheu Maria para ser aquela por meio de quem o Deus Filho nasceria, enquanto o Espírito Santo a envolveu e atuou na formação humana de Cristo (Lc 1:35). Durante o batismo de Jesus, a voz do Pai celestial foi ouvida, enquanto o Espírito Santo desceu sobre o Filho em forma de uma pomba (Lc 3:22). A íntima ligação entre Jesus e o Pai foi desmostrada pelo fato de Cristo ter vivido plenamente de acordo com as leis e a vontade de Deus.

O Filho Revela o Pai (Jr 9:23, 24; Jo 14:8-10). Quando Jesus se aproximou do fim do Seu ministério terrestre, revelou as Seus discípulos o Pai celestial. Ele lhes disse que, se realmente O conhecessem (Jesus), eles também conheceriam e veriam o Pai. Apesar de ter dito isso, posteriomente Filipe ainda pediu que Cristo lhe mostrasse o Pai. Jesus declarou que, quem O vê, vê também o Pai, e perguntou: “Você não crê que Eu estou no Pai e que o Pai em mim? As palavras que Eu lhes digo não são apenas Minhas. Ao contrário, o Pai, que vive em Mim, está realizando a sua obra”‘ (Jo 14:10). A imagem e o caráter do Pai e do filho são um. Jesus é um em propósito com Seu Pai. como uma xérox, fomos criados à semelhança de Deus para que o mundo fosse capaz de ver que somos, de fato, seus filhos.

Bongga L. Agno | Pasay City, Filipinas

Agora, mãos a bíblia

2.   O que precisamos saber a respeito de Deus? Por que é importante conhecer essas coisas?
Jo 17:3;Jr 9:23,24

3..Leia João 14:8-10.Observe quão poucos os discípulos conheciam sobre o Pai depois de passar mais de 3 anos com Jesus.O que podemos aprender a partir de sua falta de compreenção?

Jesus ficou triste e surpreso ao ouvir a pergunta de Felipe. A gentil repreensão,na verdade,revelou o paciente amor dEle para com seus vagarosos discípulos. A.A resposta de jesus implicava a seguinte indicação: seria possível que, depois de andar comigo, ouvir minhas palavras,vendo os meus Milagres de alimentar a multidões,de curar os doentes e ressuscitar os mortos,vocês não Me conheçam? Seria possível que vocês não reconheçam o Pai nas obras que Ele faz por Meu intermédio?

—- Quer entender mais da Lição?—-

Comentário Jovem -> http://www.comentariojovem.com.br
Escola no ar – > http://www.escolanoar.org.br/Novo/jovens_pt

Código Aberto – Nosso Pai Celestial

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *