Amor incondicional – Lições da bíblia – Jovem

Não há maneira melhor de ilustrar como o Pai Se relaciona com um filho rebelde do que a parábola do filho pródigo. Antes de Cristo vir ao mundo, Satanás insinuava que Deus seria um tirano, sempre pronto a punir aqueles que se desviam. Apesar de ser verdade que Deus traz juízo e punição, Sua compaixão e amor são bem maiores. Mas esses traços de Deus são frequentemente esquecidos. Em Ezequiel, Ele declara: “Não Me agrada a morte de ninguém” (Ez 18:32). E, através do profeta Oseias, Ele pergunta: “Como posso desistir de você?” (Os 11:8).

Desde o início, Deus amou a humanidade de forma incondicional e cuidou dos seres humanos como um pai cuida de seus filhos. Cada vez que Ele julga necessário disciplinar alguém, isso corta Seu coração. Se Deus ama o rebelde, então Ele, com certeza, ama a todos. “Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus […]!” (1Jo 3:1). Na parábola, o filho acreditou que o pai o receberia, ainda que fosse apenas como um empregado. Isso lhe deu a coragem de voltar para casa.

Jesus Cristo projetou a mais forte de todas as luzes sobre o caráter de Deus. Ele não apenas usou a figura de um pai como uma metáfora para Deus. Ele também nos ensinou, em realidade, a chamarmos Deus de nosso Pai. O rico, o pobre, o enfermo, o cansado e as crianças eram sempre parte da audiência de Cristo. Eles sentiam que Ele completava a vida vazia deles. Em resposta ao pedido dos discípulos de mostrar-lhes o Pai, Cristo disse que aqueles que O veem, veem também o Pai (Jo 14:9).

Hoje em dia, não é diferente. Para as pessoas que sofrem, o verdadeiro conhecimento de Deus é força; para aqueles que estão enlutados, é conforto; para os preocupados, esperança; para as pessoas em necessidade, segurança; e para o abatido, alegria. Como podemos temer sabendo que nosso Pai todo-poderoso nos olha com Seus olhos de amor e cuida de nós? Que conforto, esperança e paz podemos ter!

Agora, é Mãos à obra

– Vá a um lugar escondido em meio à natureza ou a um local de onde os pássaros possam ser facilmente observados. Observe como diferentes espécies de pássaros encontram e consomem seu alimento. Medite em como o Pai cuida dessas pequenas criaturas. Leia então Mateus 6:26 e medite no cuidado de Deus por você.

– Construa um alimentador de pássaros (veja diferentes modelos na internet). Cole nele uma etiqueta com o mesmo verso de Mateus mencionado acima ou escreva-o com caneta de tinta permanente, como um lembrete do cuidado que o Pai tem por cada um de nós. Dê isso de presente a alguém que tenha dificuldades de sair de casa.

– Lembre-se de sete ocasiões em sua vida nas quais o Pai supriu suas necessidades, embora você tivesse ficado ansioso ou pensasse que Ele não o ajudaria. Escreva esses momentos e compartilhe-os com alguém que esteja desanimado ou deprimido.

– Planeje uma atividade divertida para as crianças em que o objetivo seja ensinar a elas as características do Pai celestial, mencionadas na Bíblia. De modo especial, inclua crianças cujos pais sejam abusivos e/ou ausentes.

Jarence Minh A. Relloso | Pasay City, Filipinas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *