×

NÃO EXISTE MURO//Deuteronômio 29-31

Bom dia. Tudo bem? Você está preparado para uma leitura bem objetiva hoje? É, hoje Deus vai falar ao povo (e a nós também), novamente, de um jeito muito objetivo, sem enrolação. Vamos ler uma mensagem mais ou menos assim: “Ou vocês ficam com a bênção, ou com a maldição. Qual delas vocês querem?” Parece uma pergunta óbvia, né? Todo mundo escolhe a bênção, claro.

A questão é que existem 2 problemas com essa colocação bem direta:

a) Não existe uma 3a alternativa. Você não pode ficar em cima do muro, porque o muro não existe.

b) A pessoa precisa escolher. E viver de forma coerente com a escolha que fez. Percebe agora, que a pergunta que Deus faz ao povo, por meio de Moisés, não é uma pergunta vazia e tão óbvia assim? Na verdade, não existe resposta certa ou errada. Alguém pode querer colher os frutos da maldição e vai viver conforme essa escolha. Deus deixou essa oportunidade. Deus não te força. Mas exige sua responsabilidade pela escolha. Tanto é que no texto de hoje, vamos ler o que se responderia às pessoas que perguntassem o motivo da desolação de Israel, quando o povo se afastasse dos caminhos do Senhor. A responsabilidade seria totalmente dos israelitas. Leia com atenção. Mas, se você escolher a bênção, viva conforme sua escolha. Deus é tão maravilhoso, que permite a você mudar de lado. Veja no capítulo 30, os versos de 2 até o 6.

Ao ler esse trecho, eu me lembro da parábola do filho pródigo, que Jesus contou lá no Novo Testamento. É assim que Deus nos trata. Ele está sempre nos esperando de braços abertos. Costumo dizer que Deus está ancioso para ser nosso Senhor. A gente é que não deixa. Agora, quero falar diretamente a você, que cresceu na igreja. Quero aprofundar um pouco no trecho de Deut. 29:5 e 6.

Diz assim: “Durante quarenta anos ele os guiou pelo deserto; nesse tempo todo não ficaram gastas as roupas que vocês vestiam, nem as sandálias que calçavam. Vocês não tinham pão para comer, nem vinho ou cerveja para beber, mas Deus lhes deu tudo o que precisavam, a fim de que ficassem sabendo que ele é o SENHOR, nosso Deus.” (versão NTLH) Quando lemos isso hoje, pensamos:

“puxa! Isso que é poder, né? Deus cuidou até da sola do sapato deles! Esse é um Deus poderoso!”. Mas sabe o que esse texto está dizendo para as pessoas que estavam ouvindo, lá no deserto? Que eles já estavam usando a mesma roupa, os mesmos sapatos e comendo as mesmas comidas há 40 anos. E isso era um sinal de que eles estavam sendo abençoados por Deus. Eles não comiam o que os vizinhos comiam. Também não bebiam o que eles bebiam. Também não vestiam o mesmo tipo de roupa. Eles não precisavam se preocupar com o comer nem com o vestir.

Isso te lembra uma fala de Jesus, não lembra? Portanto, caro leitor que cresceu e vive na igreja, cuidado para não ser rebelde nem reclamão. Deus pode estar cuidando de você da melhor maneira possível, apesar de não parecer aos seus olhos. Não queira vestir, comer e beber o mesmo que seus vizinhos. Aceite o cuidado de Deus. Quero terminar por aqui e desejar a você um belo dia de escolhas e atitudes coerentes.

Afinal, não existe muro.

Publicar comentário