×

A ARCA DE DEUS, OU O DEUS DA ARCA?// I Samuel 4-6

A vida de um líder deve ser exemplar, é o que sempre ouvimos e pensamos. Mas, se não for? Até onde isso pode levar? Sempre ouvimos que se uma batalha é perdida, a responsabilidade são é dos soldados, mas sim do general.

Pode parecer injusto, mas é assim que as coisas funcionam. O líder precisa motivar sua equipe (ou seu povo), precisa instruir, precisa dar o exemplo, precisa ser rigoroso quando necessário, bondoso quando possível. Hoje vamos ler como foi o final da vida de Eli, aquele que criou Samuel, desde pequeno. Eli assumiu o cargo de juiz de Israel aos 58 anos de idade. Faças as contas com as idades que estão no capítulo 4 para conferir.

O juiz era o responsável por manter a ordem, a justiça e a religião em Israel. Pelo que pudemos ler sobre os filhos dele, Eli deixou “correr frouxo”. Ontem vimos que Deus disse a Samuel sobre Eli já saber o que seus filhos faziam de errado, mas mesmo assim, se omitia. Pois bem, eram esses os sacerdotes de Israel: trapaceiros, que envolviam-se com outras mulheres, queriam sempre o melhor para eles e não seguiam as regras que Deus estabeleceu. O resultado vemos na leitura de hoje

: 34 mil guerreiros israelitas mortos em batalha. Ontem eu deixei como reflexão a nossa fidelidade, para que Deus tivesse a oportunidade de praticar a fidelidade dEle, lembra? Hoje, vamos ler o resultado disso. Os israelitas até tentaram usar a arca como amuleto.

Mas esqueceram-se que o Deus da arca é quem fazia os milagres. O texto bíblico não diz que eles buscaram a Deus. Buscaram somente a arca. Quando ela chegou de Siló, fizeram uma festa tão grande, que a terra chegou a tremer. Mas, e o Deus da arca? Nem lembraram dEle. Hoje não temos mais a arca, mas temos a Bíblia, que é a Palavra de Deus

. Estamos aqui, lendo-a todos os dias e aprendendo coisas novas e práticas para nossa vida.

Como estamos usando a Bíblia? Será que estamos recorrendo a ela para resolver nossos problemas? E o Deus que a inspirou? Podemos ter a Bíblia meramente como um item de identificação, ou como um item de salvação. Precisamos da Palavra de Deus, mas precisamos mais ainda do Deus da Palavra. Um complementa o outro.

Outra coisa importante é sobre o procedimento dos bete-semitas. Deus havia ordenado que a arca não fosse aberta, certo? Mas “a curiosidade matou o gato”, diz um ditado popular. Essa mesma curiosidade pode nos afetar hoje também. Muitas coisas Deus nos revelou e são para nós. Mas outras tantas são apenas para Ele.

Na Bíblia temos várias coisas assim, que sabemos que aconteceu, mas não sabemos como. Quer exemplos? Como Deus criou tudo apenas pela Palavra? Como Ele abriu o Mar Vermelho? Como o maná caía do céu? De onde viam as codornizes no deserto? O que Deus revelou, está aí para investigarmos e aprendermos.

Mas o que Ele não revelou, um dia teremos a oportunidade de conhecer, sendo ensinados por Ele próprio. Desejo a você um bom dia, na presença do Deus que, pela Sua Palavra, nos criou e nos salva. Mesmo que isso tudo seja um mistério.

Por isso precisamos da fé.

Vinicius Assef

Publicar comentário