UM HERÓI PERSEGUIDO // I Samuel 20-23
É impressionante o que uma pessoa pode fazer quando deixa os interesses pessoais tomarem conta dos negócios. Ainda mais se ela acha que está fazendo conforme a vontade de Deus, não é? Hoje vamos ler sobre alguns absurdos que Saul cometeu para tentar eliminar um possível inimigo.
Davi, de oficial de confiança, passou a ser a maior ameaça, na visão dele. Foi considerado traidor. Mas, o que Davi fez para ser perseguido? Veja, Saul matou os sacerdotes do Senhor! Aliás, matou não. Mandou matar. Será que ele esqueceu do que Samuel falou sobre Deus ter retirado o reino dele? Em nome de Deus, muitas guerras aconteceram, pessoas foram acusadas do que não fizeram, fora perseguidas, torturadas e mortas.
Com Jesus aconteceu assim também, não foi? Conforme as profecias bíblicas, isso vai acontecer novamente numa escala universal e já está perto. Vamos falar mais sobre isso quando lermos passagens que nos mostram essa realidade.
Por outro lado, independente da opinião do pai, Jônatas era amigo fiel a Davi e manteve-se assim porque sabia que não existir o menor motivo para perseguir seu amigo.
Se, nessa história, Davi representa os perseguidos injustamente, Jônatas representa aqueles que estão do lado da verdade, custe isso o que custar. Não foi fácil para Jônatas manter sua posição. Ele também foi considerado traidor, por Saul. Se fôssemos contar essa história atualizada, poderíamos dizer que Davi era chefe de uma gangue. Notou quem se uniu a ele? Pelo lugar que viviam, eu os chamaria de cangaceiros
. Ele praticamente instituiu um governo paralelo. Lutou e venceu os filisteus numa batalha e tomou uma cidade! Mas a diferença é que Davi estava com Deus. Ele não perdia isso de vista e essa comunhão fez a diferença
. Saul, ao invés de cuidar do reino e da sua comunhão com Deus, resolveu governar buscando os próprios interesses
. Amanhã vamos continuar lendo essa história. Por hoje, vamos ficar com essa lição: nem sempre o que eu acho justo, é justificável.
O fato de eu estar liderando não significa que Deus está me apoiando. Deus ainda permitia que Saul ocupasse o trono, mas já tinha tirado o reino dele.
Não confunda permissão de Deus, com vontade de Deus.
Publicar comentário