×

VIVA O REI!//II Samuel 1-4

Bom dia. Hoje vamos começar um novo livro, certo? Na verdade, Samuel era um único livro na Bíblia Hebraica. A separação foi feita pelos tradutores da Septuaginta. A mesma divisão foi seguida na Vulgata Latina e chegou até nós dessa forma.

Portanto, II Samuel é uma continuação do livro anterior, sem nenhuma introdução. Ele simplesmente começa, ou melhor, continua. Hoje vamos ler como Davi subiu ao trono. Como demorou desde que ele foi ungido rei, ainda jovem

. Ele devia estar ansioso, mas na verdade vamos vê-lo chorando muito pela morte de Saul e do seu melhor amigo, Jônatas. Mas, Davi chorando pela morte do perseguidor? Sim, como lemos em I Samuel, Davi respeitava Saul simplesmente porque ele era o “ungido do Senhor”. Que lição para nós, que às vezes criticamos alguns pastores, não é? Mas a ascenção de Davi ao trono não foi tranquila, não. Podemos dizer que ele “comeu pelas beiradas”. Primeiro ele assumiu parte do reino, apenas.

Somente 7 anos depois é que veio a unificação. Enquanto isso, Is-Bosete, o filho de Saul que sobreviveu, assumiu o trono da parte que estava fora dos domínios de Davi. Foram 7 anos tensos! Vamos ver também como Joabe vingou Asael, seu irmão. Aqui, vale uma curiosidade bíblica. Joabe e seus irmãos eram sobrinhos de Davi, filhos de uma irmã mais velha dele. Sobre esse episódio e sobre a morte de Is-Bosete, quero destacar um traço da personalidade de Davi que nos ensina muito. Davi não permitia a vingança pura e simples.

Veja a reação dele quando soube que Abner foi morto. Da mesma forma, quando ficou sabendo do assassinato de Is-Bosete. No caso de Abner, a reação é mais impactante ainda, porque ele tinha matado um sobrinho direto de Davi. Então, Davi não incentivou nem apoiou a atitude de dois estranhos para levá-lo ao trono. Ele queria que Deus fosse seu líder. Por isso não matou Saul quando teve oportunidade.

Será que atualmente nós temos a mesma disposição de esperar em Deus, para que nossa vitória chegue? Pense nisso e tenha um bom dia.

Vinicius Assef

Publicar comentário