×

QUEM VENCEU AS BATALHAS?//I Reis 20-21

É interessante como pessoas que têm experiência tão próxima de Deus se afastam tanto dEle, né? No trecho bíblico de hoje, vamos continuar lendo sobre Acabe, o rei de Israel, no norte. O que você faria se Deus se revelasse a você, dando instruções detalhadas sobre como agir em alguma situação que pudesse livrar-te da morte? Obedeceria, certo? Foi exatamente o que Acabe fez. Deus, o General dos generais, deu instruções sobre como atacar os sírios, sobre a quem convocar para a batalha. Deus contou a Acabe, inclusive, o que os sírios pensavam sobre Ele próprio.

E isso transformou-se em estratégia de guerra. Deus até matou vários arameus demolindo um muro sobre eles! Resultado? O exército de israel, liderado por Acabe, mas comandado por Deus, venceu as duas batalhas e os sírios ficaram sob o domínio israelita. Só sucesso, não é mesmo? Exceto por um detalhe: Acabe fez acordo político-comercial com Ben-Hadade, contrariando mais uma vez as ordens de Deus quanto à dominação dos territórios. Mais uma vez os israelitas abriram espaço para a influência externa entrar no meio do povo. No entanto, no capítulo 21 vamos conhecer exatamente qual era a personalidade de Acabe e quem é que mandava no governo de Israel. Já tivemos um vislumbre disso quando a esposa dele, a rainha Jezabel jurou Elias de morte, depois do episódio do monte Carmelo, lembra-se? Hoje Elias e Acabe encontram-se novamente e o rei dirige-se ao profeta como “meu inimigo”! Ora, se o profeta falava em nome de Deus e o rei considerava-o inimigo, quem realmente era considerado o inimigo do rei? Pense nisso.

Finalizando, quero destacar a forma como Deus revelou-se a Acabe nas duas batalhas contra a Síria. Acabe era servo de Deus? Não, claro que não. Já lemos sobre isso antes. Acabe pediu ajuda de Deus para lutar? Também não. Mas, então, por que Deus se revelou a esse rei ingrato e idólatra? Sabe, Deus age de muitas formas e Ele fica ansioso para que nós o reconheçamos como Senhor. Ele não perde uma oportunidade que valha a pena. O problema é que as pessoas, assim como Acabe, usam Deus para o que lhes é conveniente. Mas Deus não sabe disso? Sabe, claro que sabe! No entanto, o amor dEle é tão grande, que Ele nos dá todas as oportunidades para ficarmos bem perto

. Sendo assim, caro leitor, aproveite as oportunidades que Deus te dá. Fique junto dEle. Isso significa não apenas fazer o que Ele diz. Acabe fez, venceu as duas batalhas e continuou no trono. Isso, na verdade, significa permanecer, perseverar ao lado dEle. Tenha um dia abençoado, fazendo o que Deus pede, e continuando ao lado dEle, mesmo quando as vitórias não acontecerem imediatamente.

Vinicius Assef

Publicar comentário