Dedicação // Levítico 8,9 e 10
Olá. O que está achando de analisar Levítico? Depois de ler o texto de hoje, você já terá completado mais de 1/3 desse livro tão instrutivo para nós. Viu, é rápido e nem tão difícil.
Hoje vamos ler sobre consagração, mas o que é isso? Ser consagrado é ser separado, diferente, dedicado. Trazendo para o vocabulário atual, Arão e seus filhos eram pastores em tempo integral. Respeitados pelo povo e visivelmente aprovados por Deus. Eram consagrados.
E ser consagrado a Deus, significava que a pessoa tinha que receber a aprovação dAquele que sabe de tudo. Portanto, antes de um sacerdote ser reconhecido publicamente, Deus havia de emitir Seu certificado divino. É disso que tratam os capítulos de hoje.
Eu gostaria que você atentasse para alguns detalhes importantes sobre esse assunto:
1) Perceba a necessidade de vestir-se apropriadamente para Deus.
2) Note que todo o material também era de uso exclusivo para Deus e, portanto, também deveria ser dedicado a Ele.
3) Mesmo os sacerdotes precisavam oferecer oferta pelo pecado. Eles estavam a serviço de Deus, mas eram pessoas comuns, pecadoras.
4) Eles precisavam de um tempo reservado antes de encontrarem-se diante de Deus.
5) A aprovação de Deus era visível a todos, não apenas aos sacerdotes.
6) O juízo de Deus poderia vir sobre eles.
Com isso, temos algumas lições a tirar, principalmente do período de preparação para o aval de Deus sobre os sacerdotes.
Veja quanto tempo eles deveriam ficar aguardando a manifestação de Deus. Certamente era um período de expectativa e eles não sabiam se estariam prontos, pois se não estivessem morreriam. Por isso, imagino que eles não ficavam brincando nesse tempo. Mas, para quê esse tempo de espera?
Eles estavam aprendendo a manter comunhão com o Deus verdadeiro, pois todos eles eram escravos no Egito, onde o próprio Faraó era tido como uma personificação de deus. Deus estava dando oportunidade aos futuros sacerdotes de serem pessoas conscientes. Em termos bem atuais, eles ficavam pensando na vida e também nos animais inocentes que morrem no lugar do pecador. Será que é daí que vem a expressão que conhecemos como “ficar pensando na morte da bezerra”? Ou seria melhor dizer “pensar na morte de Cristo no meu lugar”? Mais adiante vamos ler mais trechos que Deus dá a oportunidade de todos passarem pela mesma experiência, individualmente.
Uma parte conhecida na leitura de hoje, é sobre o fogo estranho que Adabe e Abiú, filhos de Arão, trouxeram para o altar de Deus. A Bíblia não esclarece o que significa esse fogo estranho, mas certamente Moisés, tio deles, e Arão, pai deles, entenderam o juízo de Deus. Aqui, há inferências sobre colocar incenso sobre ofertas que não deveriam contê-lo, ou ainda, oficiar embriagado, haja vista que a recomendação imediatamente seguinte era não utilizar bebida forte durante as atividades sacerdotais.
Nesse caso o que importa é que os dois irmãos sabiam o que estavam fazendo. Quer prova disso? Bem, ontem vimos que Deus não julga você por sua ignorância, certo? E hoje, podemos ver no final do capítulo 10, que Deus aceita o culto racional, conforme as instruções dEle. Isso foi demonstrado peloo argumento de Arão para Moisés. Portanto, Deus não traz o juízo sobre alguém até que esse alguém conheça Sua Lei.
Bem, o livro de Levítico é detalhista, amigo(a). Vamos continuar estudando-o em espírito de oração e reforço a recomendação de visitar o site www.osantuario.com.br para conhecer muito sobre o ritual do santuário. E note bem, as lições de Levítico são atualíssimas! Pode acreditar. Boa leitura e fique com Deus.
Vinicius Assef.
Publicar comentário