Yom Kippur // Levítico 15 e 16
Hoje vamos ler uma das partes mais importantes do livro de Levítico, que fala sobre o Yom Kippur, ou Dia da Reconciliação.
Esse era um dia muito esperado no acampamento israelita, pois nesse dia o sumo-sacerdote fazia a cerimônia anual de purificação de pecados. Era como se os pecados fossem diariamente, durante os sacrifícios costumeiros, jogados para o Santuário. E, finalmente, no Yom Kippur, esses pecados fossem definitivamente eliminados.
A expectativa era grande, principalmente para o sacerdote que iria oficiar, pois ele ficaria na presença de Deus, diante do Shekhinah, que era a luz que se manifestava acima do propiciatório, entre os dois anjos que ficavam sobre a arca da aliança, no lugar santíssimo.
Esse assunto, principalmente esse dia, o Yom Kippur, é importantíssimo para compreendermos todo o serviço do Santuário. Eu já recomendei duas vezes, e reforço uma terceira: visite o site www.osantuario.com.br para conhecer muito mais a respeito da parábola viva a respeito do plano de arrependimento, julgamento e salvação do ser humano, o ritual do Santuário.
Esse texto é cheio de simbologia, portanto, é necessário um auxílio sobre ele, o que foge ao objetivo do nosso comentário.
Visite o site que mencionei e boa leitura.
Fique com Deus.
Vinicius Assef.
Publicar comentário