×

RESULTADOS DA DESOBEDIENCIA // – II Samuel 18-19

 

O que temos em nossa leitura de hoje? Temos aqui o resultado da rebelião de Absalão. Ele havia insultado seu pai, convocado jovens de seu tempo para segui-lo, e o fazer rei. Parecia tudo muito certo e indo para o lugar correto, reinar e mostrar-se melhor que seu velho pai. Só que seu pai não havia herdado o reino de Saul por pertencer à família de Saul, mas porque o Deus Eterno o havia colocado no trono. 

 Uma grande batalha é convocada entre o reino de Israel, onde Absalão se achava rei, e o reino de Judá, onde Davi era o soberano e tinha um poderoso exercito chefiado por Joabe. Israel perde a batalha e Absalão tenta fugir, como o fez todo o Israel. O fim trágico foi estar pendurado em um carvalho pelos cabelos, e sendo morto pelo general Joabe.

Davi chora pelo filho morto: “Meu filho Absalão, Absalão meu filho, meu filho!” recebe forte repreensão de Joabe pelo fato de fazer todo reino de luto por causa do rei, que chorava a morte de seu filho rebelde. Sabe, eu aprendi que não vale a pena a rebeldia e desobediência contra os pais. Fico imaginando quantas vezes eu me rebelei contra o reino do Deus eterno. Quantas vezes não segui seus mandamentos e colhi amargamente os resultados. Não chegaram a ser como o foi com Absalão, mas penso que minha vida poderia ter sido menos atribulada. E também o pode ser com você. Sejamos obedientes e não rebeldes, e certamente, teremos melhores resultados em nossas vidas. 

 Walter Martins

Publicar comentário