A DIVISÃO DO REINO E SUAS CONSEQUENCIAS // I Reis 13-14
Tudo até aqui foi lindo e maravilhoso. Um rei sábio, empossado por Deus, com toda a cobertura, mas que agora, indignado, envias as conseqüências sobre as decisões impensadas de Salomão. O reino dividido e parte dele entregue nas mãos de Jeroboão, que não fazia parte da descendência real. Mas, se você se lembrar vai ver que Deus havia profetizado isto algum tempo atrás. Deus havia dito através do profeta Natã que não tiraria o reino de Davi, mas de seu filho sim.
Esse novo rei, não descendente de linhagem real, não compreende as questões espirituais e tenta fazer as coisas de seu modo. E, quando fazemos assim, corremos o risco de não agradarmos a Deus. Talvez você ainda se lembre de quem poderia ser sacerdote – apenas os Levitas. E agora Jeroboão coloca no serviço sacerdotal alguém que não descendia dos Levitas; Veja o que diz o texto em seu original sobre o andamento das coisas com Jeroboao:
Reis 13:33 Ainda assim o rei Jeroboão não se arrependeu dos seus maus caminhos, mas continuou a escolher para sacerdotes homens de todo tipo a fim de servirem nos altares dos morros. O rei ordenava como sacerdote desses altares qualquer um que queria ser sacerdote.
I Reis 13:34 Esse seu pecado trouxe desgraça e destruição total para a sua família.
Muitas de nossas escolhas terminam em tragédia como foi o caso de Jeroboao. Eu, conhecendo a historia, estou disposto a seguir as ordens de Deus, fazer tudo segundo a Sua vontade, pois se revela a melhor para o meu viver. Certamente vai ser bom pra ti também.
O filho de Jeroboao adoece e, pela boca do mesmo profeta que disse que ele seria rei, recebe a sentença de que o seu filho morreria. E morreu. A sequencia é forte de reis fracassados, tanto em Israel quando em Judá. Parecia que o castigo havia chegado até eles sem piedade. Enquanto isso, em Judá reinava Roboão, filho de Salomão.
Walter Martins
Publicar comentário