O REINO DIVIDIDO // I Reis 15-16
Com a morte de Salomão o reino ficou assim dividido: Nação do norte – Israel e a nação do sul – Judá, cuja capital é Jerusalém. Em Judá reinava Roboão, filho de Salomão, e fez o que era mau diante do Senhor. Interessante é que Ele fez o que era mau porque descendia de uma mãe amonita: povo que Deus havia pedido que fosse exterminado, mas Salomão havia tomada uma de suas filhas para lhe ser esposa.
Sisaque, rei do Egito vai contra Jerusalém e saqueia os bens e tesoura da casa do Senhor, levando tudo que Salomão havia feito para o templo. Enquanto isso havia constante guerra entre Roboão, rei de Judá e Jeroboao, rei de Israel, a nação do norte.
Após a morte de Roboão, reina em seu lugar Abias, filho de Abisalão, aquele que se rebelara contra seu pai Davi, que foi morto por Joabe, quando estava preso pelos cabelos nos ramos de um carvalho. Esta também fez o que era mau diante do Senhor, fez pior que os reis anteriores. Morreu e foi sepultado na cidade de Davi.
Nem tudo está perdido quando alguém resolve fazer o que é mau diante do Senhor, pois em Seu amor, pode refazer toda a historia. Em Lugar de Abias, reina seu filho Asa, e o Senhor se lembra de Davi, e faz com que a luz de Davi não se extinga. Este fez o que era reto diante do Senhor, provocou reformar, chegando a destituir sua mãe do cargo de rainha-mae, pois ela era adoradora de outros deuses. Houve guerra todos os dias entre Asa e Baasa, rei do norte, rei de Israel.
Deus sabe todas as coisas e todas as intenções de nossos corações. Eu não preciso esconder nada do Senhor, pois Ele tudo sabe. Não tenhamos medo de sermos nós mesmos em nossas vidas, pois o Senhor vê tudo dos céus
Walter Martins
Publicar comentário