×

INTERVENÇÃO DIVINA // I Reis 17-19

A experiência da leitura é fantástica. Vivemos o que viveu o autor, conhecemos sobre aquilo que ele nos deixou escrito e podemos fazer uma idéia de como era viver naquele tempo. O tempo dos primeiros reis foi muito complicado. Uns seguiam os passos de Davi, servo de Deus; outros seguiam os passos de outros deuses, pois acreditavam que eles estavam certos, pois haviam chegado ao trono

Desta forma os pensamentos continuam nos dias atuais. Quando alguém atinge o sucesso em algum cargo elevado numa empresa, ou mesmo no governo, crê piamente que foi Deus quem os colocou ali. Eu já me equivoquei assim. Quando no auge pensava que detinha o poder de Deus, mas quando fracassado cheguei a pensar no abandono de Deus. E não é assim que acontece. Aconteça o que acontecer, Deus está sempre perto de você. Se você o buscar como fez Davi, vais ter sucesso, mesmo que erre. Se O não buscar, terá apenas fracassos e uma visão de vitoria.

Então Deus prevendo coisas boas para Seu povo, envia um profeta para colocar as coisas em ordem. Se Deus fala diretamente, todos morrem ante Sua presença. Acabe era o rei de Israel, nação do norte. Casou-se com uma mulher filha do rei dos sidonios; o relato diz que ele serviu a Baal e o adorou. Não seguiu e adorou a Deus. Estava no auge, era o rei, havia esquecido das responsabilidades e das historias dos reis antes dele.

Se você falasse contra algum poderoso, o que você esperaria dele? Apoio, entendimento da parte dele, ou esperaria a perseguição? Como era plano de Deus, sob perseguição Deus providenciou abrigo e alimento para o profeta por algum tempo. Uma viúva foi colocada no caminho do profeta, como parte do plano para sua subsistência. Depois o profeta tem a oportunidade de ressuscitar o filho da viúva, como parte de seu preparo para a missão que teria depois.// Deus sempre nos quer dar o melhor e fazer o melhor pra nós. Como pais, queremos sempre dar o melhor aos nossos filhos. Muito mais Deus. Quer sempre o melhor. O povo adorava a Baal e havia esquecido dos benefícios de Deus até aquele momento. O profeta faz o que Deus mandou e surpreende a todos os adoradores, pois o deus Baal não pode responder aos apelos de seus seguidores, mas o Deus verdadeiro respondeu ao profeta.

E bem verdade que naquele dia ficou provado que existe um Deus verdadeiro. Alguns creram, mas o rei e sua mulher continuaram na descrença, e novamente tentaram matar o profeta, que fugiu para preservar sua vida. Será que não somos chamados a sermos profetas em nossos dias? Que mensagens Deus nos tem dado para o povo de nossos dias? O que tenho feito com estas mensagens?

Walter Martins

Publicar comentário