×

Sou um Vencedor

A o escrever aos cristãos da cidade de Corinto, na Grécia, o apóstolo Paulo procurou usar uma linguagem que lhes fosse bem familiar. Uma das figuras usadas por ele para ilustrar a necessidade que o cristão tem de estar sempre bem preparado para enfrentar a dura luta contra o mal, foi a imagem dos atletas e competidores, tão comuns nas maratonas e outras competições da antiga Grécia.

Aqueles atletas, objetivando alcançar a vitória, aplicavam-se a uma vida regida por normas bem estabelecidas, que deveriam ser seguidas à risca. Geralmente os atletas eram orientados por alguém – hoje nós o chamaríamos de técnico ou instrutor – que determinava detalhadamente tudo o que deveriam fazer durante as vinte e quatro horas de cada dia. Recebiam orientação quanto ao repouso, à alimentação e aos exercícios que deveriam ter. E, além de tudo isso, ainda recebiam orientação psicológica. Constantemente os técnicos procuravam incutir na mente de cada atleta o desejo e o sentimento de vitória. “Eu vou vencer”, “sou um vitorioso” – passavam a ser o pensamento de cada atleta.

Pensando em tudo isso, Paulo escreveu: “Vocês sabem que numa corrida, embora todos os corredores tomem parte, somente um ganha o prêmio. Portanto, corram de tal maneira que ganhem o prêmio. Todo atleta que está treinando fica debaixo de uma disciplina rigorosa, pensando em receber uma coroa. E essa coroa não dura muito. Mas nós nos controlamos a fim de ganhar uma coroa que dura para sempre. Por isso corro direto para a linha final.” I Cor. 9:24-26, BLH.

Se ao objetivar a vitória numa simples corrida ou jogo, um atleta se submete a uma vida de regimes e exercícios muito especiais – e isso tudo para alcançar honras ou dinheiro, que são coisas passageiras e fugazes – que valor deveríamos dar ao preparo para que sejamos vitorio¬sos na luta contra o mal a fim de obtermos a vida eterna?

Vale a pena confiar a direção de nossa vida a um técnico vitorioso – Jesus Cristo. Ele oferece um manual de orientação para a vida  a Bíblia Sagrada. Ali estão as orientações para o exercício da fé, como repousar semanalmente, como se alimentar e como viver bem e ter espírito de vencedor. Com Jesus, você já pode exclamar: Sou um vencedor!

Publicar comentário