×

O perigo está dentro

 

Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Esse povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim. Marcos 7:6.

Os fariseus e os escribas exaltavam uma religião comportamental. Obedeciam as regras e ritos, e isso era tudo. Certo dia, eles interpelaram o Mestre com esta pergunta: “ Por que não andam os Teus discípulos de conformidade com a tradição dos anciãos, mas comem com as mãos por lavar?” Marcos 7:5.

A resposta de Jesus foi um tiro certeiro nos atores que representavam, com engenho e arte, o que poderia ter sido chamado de religião epidérmica. Noutra ocasião, o Mestre chamou-os de “sepulcros caiados”. Marcos 23:27

Vindo para nossos dias, podemos afirmar que não existe um manual de tradições e regulamentos criados pelos líderes adventistas. O livro Nisto Cremos, que focaliza 28 doutrinas fundamentais da Igreja, não dá margem a esse tipo de iniciativa. Precisamos admitir, contudo, que a profecia da Testemunha Fiel está-se cumprindo entre nós: “ Pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, e sim miserável, pobre, cego e nu.” Apocalipse 3:17. Temos, por um lado, uma riqueza doutrinária que nos dá certeza e esperança. Por outro lado, uma riqueza doutrinária que nos da certeza e esperança. Por outro lado, não estamos usufruindo plenamente esse tesouro de inestimável valor. Aí mora o perigo.

A agenda do cristão que diz que é rico e de nada tem falta, é mais ou menos assim: “ Ele retira a Bíblia da estante, lê o que está escrito no invólucro e fica por aí mesmo. Não abre o pacote para o comer o que está dentro.Contenta-se com migalhas.Ora antes de comer e entes de trabalhar, mas nem pensa no que está fazendo. Suas orações são rotineiras e insípidas. Ele vai á igreja aos sábados pela manhã, mas não se pode afirmar que é adventista de todos os dias.

A agenda da religião formal é exaustiva; nem compensa completá-la, pois há algo mais importante que Jesus que dizer aos que se contentam com esse tipo de religionismo:

“Aconselho-te que de Mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.” Apocalipse 3:18.

Fujamos da religião de fachada. Procuremos desenvolver, com a graça de Deus uma vida de íntima comunhão com Jesus.

 

Pensamento para reflexão:

O uso de nossa vida só tem valor quando Cristo está dentro.

Meditações Diárias A Esperança do Terceiro Milênio – Rubens S. Lessa

Publicar comentário