×

A Desculpa da Inteligência

 

Entre as desculpas mais comuns é a da falta de inteligência é a desculpa mais comum. Talvez 95% das pessoas que sofrem deste mal sofrem em silêncio Não são pessoas que admitem abertamente que lhes falta uma inteligência adequada. Elas convivem com este sentimento no íntimo do seu ser.

Na verdade quase todos nós cometemos dois erros básicos no que diz respeito á inteligência:

• Subestimamos o poder de nosso cérebro, e

• Superestimamos o poder dos cérebros dos outros.

Devido a esses erros muitas pessoas são dominadas, deixam de enfrentar as situações que as desafiam porque julgam não ter capacidade intelectual para vencê-los.

Entretanto é comum ver pessoas que não são tão brilhantes intelectualmente, alcançarem mais êxito em suas atividades do que muitos com cérebro privilegiado.

Qual a razão. ?

O que realmente importa não é quanta inteligência você tem mas sim o uso que você faz dela

O pensamento que orienta sua inteligência é muito mais importante que a quantidade de inteligência que você tem.

Uma pessoa não muito inteligente, mas que tenha atitude cooperativa, otimista e entusiástica produzirá mais sucesso e alcançará mais respeito do que alguém inteligente, mas que não coopere e encare tudo de modo pessimista e negativo.

David Swartz no livro A Mágica de Pensar Grande disse:

“A persistência em qualquer projeto ou tarefa até que esteja concluída, vale mais do que uma inteligência ociosa, mesmo que seja do calibre da de um gênio.”

Ilustrando este mesmo ponto de vista, cito o conhecido pensamento de Tomaz Edson que disse que o sucesso depende de 99% de transpiração e 1% de inspiração.

Portanto se você não é tão inteligente quanto gostaria de sê-lo, não se dê por derrotado, tenha coragem força e persistência e determinação, estas virtudes provarão sua eficiência e o conduzirão ao sucesso.

Publicar comentário