×

Novelas,comédias românticas e a vida afetiva

Tudo aquilo que a gente vê influencia de alguma forma em nossa maneira de pensar, sentir e agir. É certo que algumas pessoas são mais influenciáveis que outras e que estão mais conscientes da influência daquilo que entram em contato. No entanto, alguns comportamentos observados hoje em dia são influências diretas (ou indiretas) das comédias românticas e novelas.

Algumas diferenças entre o que os filmes românticos e novelas apresentam sobre relacionamentos e a vida real são:

1 – A paixão e as crises – Comédias românticas e novelas apresentam relacionamentos com 100% de romance, intimidade física e paixão, enquanto que na vida real, relacionamentos passam por crises e precisam do esforço do casal para enfrentar estas crises e resolver conflitos.

2 – O diálogo e os relacionamentos – Comédias românticas e novelas mostram que o casal feliz normalmente se compreende simplesmente pelo olhar e apresentam uma sintonia de pensamentos, enquanto que na vida real é preciso construir uma comunicação verdadeira e objetiva com o parceiro e isso exige tempo e esforço.

3 – Destino e amor a primeira vista – Comédias românticas e novelas pregam muito a ideia de destino, alma gêmea e amor à primeira vista, como se existisse somente um par perfeito para cada pessoa e o amor fosse algo natural de surgir desde o início. Na vida real as pessoas podem ter dificuldade em aceitar que com qualquer pessoa que se relacionarem, haverá diferenças e a necessidade de ajustamento entre o casal mesmo em casais que são muito felizes juntos, e estas diferenças não significam que a pessoa não seja adequada.

4 – Demonstrações públicas de afeto – Comédias românticas e novelas incentivam a demonstração pública de afeto com beijos e carícias exagerados em meio à multidão. Na vida real as pessoas podem não aprender a respeitar pessoas discretas que não aprovam beijos e carinhos intensos em público.

5 – Para qualquer problema, o divórcio Comédias românticas e novelas mostram que conflitos, traições e decepções no relacionamento são superados com muito mais facilidade do que na vida real, levando casais a crerem que se um conflito está sendo difícil de ser solucionado, a solução é a separação ou o divórcio.

Por estas razões, é importante que as pessoas tenham a consciência da realidade dos relacionamentos. Eles podem, sim, ser satisfatórios e felizes, mas satisfação e felicidade não são adquiridas facilmente. Exige esforço e tempo.

Artigo extraído em: http://novotempo.com/radio/2012/10/23/novelascomedias-romanticas-e-a-vida-afetiva/

Publicar comentário