×

A ovelha rebelde

Ao visitar um aprisco, uma senhora não ocultou sua admiração ao observar a ternura e solicitude que os pastores dedicam aos seus rebanhos. Percebeu uma ovelha deitada sobre a palha, enferma. Indagou sobre sua doença e recebeu esta surpreendente resposta:

-Ele tem uma das pernas quebrada, e fui eu quem a quebrou – disse o pastor.

-Mas como? – interrogou a mulher, com um misto de assombro e indignação.

– Essa ovelha – disse o experiente pastor – era a mais inquieta e rebelde do rebanho. Apartava-se com frequência das demais, metia-se em áreas perigosas e ocultava-se em lugares de difícil acesso. Quando eu as chamava e todas me atendiam , ela se mostrava indiferente á minha voz, obrigando-me a deixar as demais em lugar seguro, para embrenhar-me nos espinheiros ou buscá-la á beira de precipícios, para recolocá-la junto ao rebanho.

Quantas vezes, empenhado no esforço de encontra-lá, o pastor teve que enfrentar animais ferozes que a espreitavam, pretendendo  matá-la.

Um dia, cansado com a ovelha rebelde, tomou o cajado e bateu-lhe numa das pernas, fraturando-a. Então, pondo-a de regresso ao aprisco, onde fez o curativo adequado.

– Agora – disse o pastor- ela está quase boa. Logo estará andando e tenho certeza de que não fugirá mais.

O mesmo, ás vezes, precisa Jesus fazem com a ovelha que anda fora da trilha. O Bom Pastor afirma: “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso e arrepende-te.”

Ilustrações Selecionadas para Sermões – Paulo G. Freitas.

Publicar comentário