×

Algumas Maneiras que pode prejudicar o Cérebro

O cérebro é órgão que estabelece nossa comunicação com Deus. É o cérebro que “procedem às fontes da vida” (Prov. 4:23). Neste sentido, nenhum outro órgão é tão precioso. Que tal, então, proteger melhor o seu cérebro? Sequem-se citações de Ellen White, mencionado alguns agentes destruidores do cérebro. Textos muito interessantes e até surpreendentes:

  1. Excesso de açúcar:“Açúcar… obscurece o cérebro e ocasiona mau humor.” – Conselhos Sobre o Regime Alimen­tar, pág. 327. “Grande quantidade de leite e açúcar… afeta o cérebro.” – Ibidem, pág. 331.
  2. Excesso de doces:“Ninguém pode ter… um cérebro claro, comendo largamente bolachas doces e bolo de nata e toda espécie de tortas, e partilhando de grande variedade de comidas na mesma refeição.” – Ibidem, pág. 334.
  3. Excessos na carne:“Impossível é aos que usam carne em abundância, ter um cérebro desanuviado, um ativo in­telecto.” – Testemunhos Seletos, voI. 1, pág. 194.
  4. Comer muito e a toda hora: “Comer em demasia, mesmo que se trate de alimentos simples, entorpece os nervos sensitivos do cérebro, enfraquecendo sua vitalida­de.” – Ibidem, pág. 102.
  5. Fumo, álcool e satisfações sensuais:“O fumo é um veneno lento, perigoso…. Excita e depois paralisa os ner­vos. Debilita e obscurece o cérebro.” – A Ciência do Bom Vi­ver, págs. 237 e 328. “Satisfação de apetites sensuais, bebi­das, fumo… destroem as faculdades do cérebro.” -‘Benefi­cência Social, pág. 173.
  6. Excesso de trabalho mental:“Se estais impondo uma quantidade indevida de trabalho ao cérebro, imaginando que vos atrasareis a menos que estudeis em todo o tempo, deveis imediatamente mudar vossa idéia e procedimento. A menos que seja exercido maior cuidado neste sentido, have­rá muitos que descerão prematuramente à tumba.” – Conse­lhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 296.
  7. Excesso de trabalho físico e nenhum exercício men­tal:“Os que se satisfazem em dedicar a vida ao trabalho fí­sico, deixando a outros o pensar por eles… terão vigorosa musculatura, mas débil intelecto. Sua influência para o bem é diminuta, em comparação com o que poderia ser…. Essa classe cai mais facilmente quando atacada pela doen­ça, porque o organismo não é vivificado pela força elétrica do cérebro para resistir à enfermidade.” – Ibidem, pág. 291.
  8. Intemperança na leitura:“Hábitos intemperantes na leitura têm sobre o cérebro um efeito idêntico àquele que os hábitos de intemperança no comer…. Os que com descendem com o hábito de ‘devorar’ uma história incitan­te estão simplesmente invalidando sua força mental e ina­bilitando o espírito para o pensamento e pesquisas mais profundas…. Há homens e mulheres, no declínio da vida, que nunca se restabeleceram dos efeitos da intemperança no ler.” – Ibidem, págs. 134 e 135.

 

Os conselhos estão aí. São claros e absolutamente con­fiáveis. Contudo, não é suficiente apenas tomar conheci­mento acerca dos conselhos. Com a ajuda de Deus, você precisa empenhar-se em atendê-Ios.

Autor: Helio Nogueira
Fonte: Revista Adventista, Agosto 2004

Publicar comentário