×

Aprendendo a dizer: não

Pelo fato de termos a tendência de nos sentir culpados quando dizemos ” não ” , torna-se difícil compreender que somos nós mesmos que nos trazemos problemas, simplesmente porque falhamos em dizer ” não ”  com maior freqüência.
U ma das formas mais comuns de nos criar problemas acontece simplesmente porque nos comprometemos com muitas coisas ao mesmo tempo, falhando em não dizermos ” não ” . Temos o hábito de responder desta maneira aos pedidos que nos fazem: ” Claro que posso fazer isso ” ; ou: ” Fique tranqüilo: eu tomo conta disso… ”  Nossa resposta é irreal e impulsiva, visto que no íntimo sabemos muito bem que não queremos fazer aquilo que nos é solicitado, posto que já temos coisas demais à frente; ou quem sabe nós mesmos nos propomos a algo que no fundo reconhecemos que não é um sim que Deus espera de nós, mas um não – se é que não queremos atrapalhar a sua obra no coração e na vida de alguém…

Saiba que dizer não – sem culpa – não é egoísmo, e sim uma proteção necessária. Se alguém lhe diz: ” Posso ter o ar que você está respirando? ”  certamente você irá achar que aquela pessoa perdeu o juízo. Claro que você não teria problema em dizer não a essa pessoa. No entanto, se ela lhe perguntasse: ” Posso lhe pedir que você faça algo para mim que venha lhe trazer uma forte pressão, desgastá-lo e levá-lo inclusive a ficar ressentido comigo? ”  – qual seria a sua reação? Obviamente que as pessoas não fazem seus pedidos dessa maneira… Entretanto, analisando friamente, na realidade foi isso mesmo que lhe pediram. Contudo, se você for honesto consigo mesmo você irá admitir que concordou em fazer algo por aquela pessoa motivado por hábito, obrigação ou simplesmente culpa.

Quero encorajá-lo a compreender que seu valor como individuo não depende das coisas que você faz para as outras pessoas. Você já é muito amado por Deus, que o criou e se deleita em você. Dizer ” não ”  de maneira alguma irá diminuir seu valor aos olhos das outras pessoas. Pelo contrário: você será ainda mais respeitado. Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não.
Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno  Mateus, 5:37
Desejo um ótimo final de semana!
Fique na Paz!


Publicar comentário