×

Aprendendo a ouvir a Deus

Na caminhada da vida temos necessidade de alguns marcos que nos orientem, nos dêem segurança, valorizem o nosso dia-a-dia, para que não nos sintamos meros andarilhos sem rumo e sem destino.
Alguns buscam satisfazer esses anseios em seu eu interior, mas acabam percebendo que esse é um beco sem saída. Impossível é satisfazer a sede de significado, sem colocar Deus na questão. E então almejamos ouvir Deus nos falar. Ansiamos pela companhia de Deus. Queremos, no fundo da alma, ter a certezas de que não estamos fazendo esse percurso sozinhos, de Deus esta caminhando conosco, falando conosco, intimamente envolvido em nossa vida. todos já tivemos alguns momentos em que experimentamos um pouco dessa intimidade.momentos que não conseguimos definir,mas que deixaram marcas indeléveis em nosso ser.você se lembra de alguns desses momentos? Bem, o necessitamos é aprender a tornar essa intimidade com Deus mais natural, ou seja, parte realmente da vida, e não apenas raros e fugazes momentos. De que maneira? Aprendendo a ouvir Deus. Eis a questão. Deus nos fala de muitas maneiras, mas nós não percebemos. Somos distraídos em nossa caminhada. Pensemos um pouco. Tomemos uma expressão bíblica para início:“Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes de muitas maneiras …” (Heb.1:1 p.p.). O menciona algumas dessas maneiras, como os profetas, e o próprio Jesus. Mas a passagem diz que Deus falou de muitas maneiras, e muitas vezes, e isso é importante para nós em nossa meditação. Para Elias, na caverna, Deus falou através de uma voz mansa e delicada; para Moisés, numa sarça ardente. Em Horebe Deus falou em meio a trovoões e relâmpagos. Para jô,Deus falou em meio de um redemuinho; para Jonas, numa tempestade, e para Balaão, através de uma mula. São apenas exemplos de que Deus pode falar de muitas e variadas maneiras. O que nós precisamos é aprender a estar atentos, sensíveis à voz de Deus, venha ela da maneira que vier. E estar conscientes de que Deus nos pode falar a qualquer hora, em qualquer lugar e por quaisquer meios, sem nos esquecermos da grande e abrangente revelação, as Sagradas Escrituras nas quais encontramos o grande plano de salvação.
Estejamos atentos às circunstancias da vida. Deus poderá estar nos falando através delas: A perda em um negócio; uma enfermidade grave; a morte de um ente querido. Prestemos atenção! Jesus disse:“Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.” Não se refere só ao passado, de algo já dito.Mas de toda palavra que sai (verbo no presente) da boca de Deus. E Deus continua falando, e de muitas maneiras: Em resposta a uma oração, através de um livro, ou por alguém com quem almoçamos;por uma passagem das Escrituras, uma música, pela hora de meditação, por uma cena da natureza, ou uma dor, uma tristeza,ou uma frustração…
Sim, Deus continua falando enquanto seguimos pela jornada da vida; portanto, como aconselhava Jesus, quem tem ouvidos ouça! 

Publicar comentário