Atenção à vida pratica
Tito 2:1-8
A pequena carta de Paulo a Tito, que pastoreava uma igreja na ilha de Creta, esboça as exigências que o evangelho faz aos cristãos em várias fases da vida. O apóstolo está preocupado com o fato de que as pessoas vivam aquilo que ouviram na igreja. Ele também se importa com a aparência que o recente movimento cristão tinha para os de fora numa cultura de grande diversidade religiosa.
Com isso em mente ele dá algumas instruções.
Os homens mais velhos devem ser conhecidos por grande fé, amor, paciência e autocontrole. Isso fará que eles sejam “dignos de respeito”, diz Paulo.
As mulheres mais velhas devem, do mesmo modo, viver de maneira “reverente” em cada situação da vida. Conversa caluniadora e muito apego ao vinho estão fora de questão. Em vez disso, eles devem se concentrar em ensinar mulheres mais jovens, dando-lhes lições de vida obtidas pela experiência.
Os jovens (incluído o próprio Tito) devem viver uma vida de integridade. Seriedade e sabedoria. “Use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer” (Tito 2:8).
O propósito de Paulo é mostrar que o cristianismo não é apenas uma filosofia etérea da mente. É uma fé prática e pessoal que exige diferenciação em nossa maneira de viver a vida – seja qual for nossa idade.
Publicar comentário