COM VOCÊ
Jesus não tinha qualquer vantagem sobre nós em vencer a tentação.
“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” Hebreus 4:15.
Na economia moderna, muitas pessoas se acham tendo problemas financeiros. Se se encontrar entre esse grupo, você talvez deseje assistir a um seminário que tem por titulo, “Como Viver Dentro de sua Renda”. Está sendo promovido por Sílvio Santos.
Está interessado? E para os estudantes, que tal uma matéria chamada, “Facilitando as Lições de Casa”. O professor tem um QI de 200. Ou prefere algo no campo dos esportes? Que tal um programa sobre Vôos Acrobáticos, dirigido pelo anjo Gabriel?
Se Jesus veio apenas para ser o nosso Salvador, então não haveria de ser tão importante o modo como viveu aqui. Mas se Ele veio para ser o nosso exemplo, mostrar-nos como viver, então Ele deve viver a vida como a devemos viver.
Doutro modo, não seriamos capazes de tirar proveito do Seu exemplo.
“Se tivéssemos de sofrer qualquer coisa que Cristo não houvesse suportado, Satanás havia de apresentar o poder de Deus como nos sendo insuficiente.”DTN, pág. 16.
Em todo debate e discussão a respeito da natureza de Cristo, dois pontos principais causam a maior parte das discordâncias: a questão do que significa que Jesus foi tentado em todos os pontos como nós, contudo sem pecado (ver Hebreus 4) e como pôde ter nascido sem pecado de parentesco humano. Nenhuma dessas questôes tem aplicação direta em nossa vida, e ambas são questoes que nos têm sido apresentadas como mistérios sobre que nao devíamos gastar bastante tempo para tentar dissecar. SDA Bible Comrnentary,.vol. 5, págs. 1.128 e 1.129.
Por outro lado, quase todos parecem concordar sobre dois pontos básicos nesse assunto: que Jesus não teve vantagem sobre nós para vencer a tentação, e que Ele venceu o pecado do mesmo modo por que podemos vencer. Estes são pontos práticos de que temos muita informação inspirada.
Nem mesmo por um pensamento cedeu Jesus à tentação – e a mesma vitória pode também ser nossa. DTN, pág. 123. Apocalipse 3:21 declara que podemos vencer da mesma maneira que Jesus venceu. “Mediante a vitória de Cristo as mesmas vantagens de que Ele dispunha são providas ao homem; porque pode partilhar de um poder fora e acima dele mesmo, participando até da natureza divina pela qual pode vencer a concupiscência que há no mundo.” – Signs of the Times, 16 de janeiro de 1896.
Assim, Jesus não teve qualquer vantagem sobre nós ao vencer o pecado; portanto, Ele está qualificado a mostrar-nos como viver. Ele veio e experimentou as necessidades e fraquezas da humanidade de modo a poder oferecer assistência àqueles que devem viver dentro dos limites da humanidade.
Sem dúvida, Jesus possuía todos os tipos de vantagens sobre nós, pois Ele era Deus tão seguramente quanto era homem. Mas Ele nunca empregou as vantagens com que nasceu, e na medida em que não as empregou, essas mesmas vantagens Lhe deram uma desvantagem igual ou maior comparado a nós.
Fonte: Lislaine Barbosa
Publicar comentário