×

Criação do homem e da mulher

Gênesis 1:27 e 2:15-25

DEUS CRIOU TUDO o que existe no cosmo, desde uma ameba microscopia e os pequenos insetos até os vastos planetas e as galáxias. Mas sua obra não estava completa até o momento em que criou as mais impressionantes criaturas.

Os dos primeiros capítulos de Gênesis nos apresentam duas narrativas levemente diferentes do processo usado por Deus para criar a humanidade.

O relato mais resumido, em Gênesis 1, nos diz que os humanos forma criados à própria imagem de Deus. Isso não quer dizer que os humanos sejam deuses, mas que temos algumas características do Criador – inclusive nosso tipo de criatividade dado por Deus.

A narrativa mais longa, em Gênesis 2, fornece mais detalhes sobre como Deus criou Adão e Eva: Adão veio primeiro, e uma de suas costelas foi usada na criação de Eva.

As histórias da criação de Gênesis são discutidas há séculos. Os cientistas céticos dizem que a Bíblia está repleta de erros, mas os teólogos afirmam que Gênesis nunca se propôs a ser um livro científico.

As feministas e os tradicionalistas também já travaram batalhas amargas em relação a essas duas breves passagens. As feministas preferem Gênesis 1, que apoia suas reivindicações sobre  a igualdade entre os gêneros, enquanto aqueles que apoiam a liderança masculina no lar e na sociedade preferem o Gênesis 2, que sugere que as mulheres talvez sejam dependentes dos homens desde o início dos tempos.

Essas passagens não porão fim em debates científicos e morais tão extremados, mas elas deixam algo bastante claro: Deus criou o tanto o homem quanto a mulher, e disse que tudo o que fizera “havia ficado muito bom” (Gênesis 1:31).

Adão também ficou bem feliz. “Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne!”, disse ele assim que viu Eva (Gênesis 2:23).

Publicar comentário