Cuidado com as armadilhas. //Juízes 17-19
Certamente você já viu um servo de Deus que adora imagens, não é mesmo? Aqui no Brasil isso é muito comum no meio católico. De tanto vermos, parece até que é uma atitude biblicamente correta, mas sabemos que a Bíblia não recomenda adoração nem prostração diante de imagens. Lemos isso em Êxodo 20, lembra-se? Na leitura de hoje vamos ler a respeito de Mica e sua mãe.
Bem, Mica roubou a mãe dele, se arrependeu, confessou e devolveu o dinheiro. Ela dedicou o filho arrependido ao Senhor e, como agradecimento, mandou fazer uma imagem de escultura e uma de fundição
. Que história bonita de arrependimento e adoração, certo? Errado! Deus não aprova adoração de imagens! Leia atentamente a primeira frase de Juízes 17:5. Ele teve uma casa de deuses?! Sim, caro(a) leitor(a).
Ele abriu uma igreja, trazendo para nossa linguagem atual. E que não adorava ao Deus verdadeiro. Mas imitava direitinho. Tinha até um sacerdote, que era um dos filhos de Mica. Uma das pistas de que a coisa não ia bem por ali, está no verso 6.
A consciẽncia individual era o guia das ações. Assim as coisas não podem ir muito bem mesmo, não é? Mica percebeu que faltava alguma coisa: um sacerdote verdadeiro. E a solução chegou rápido, como que enviada por Deus.
Nisso, acreditava Mica e o sacerdote levita. Leia os versos de 10 a 13. É, as circunstâncias e nossa vontade podem trair nossa percepção dos fatos. Quando, caro(a) leitor(a) que Deus aprovaria um sacerdote levita oficiar numa casa de ídolos? Podemos concluir que o sacerdote levita se vendeu a primeira vez. Sim, pois a segunda vez leremos no capítulo 18. Tem coisa que parece bênção, mas é tentação! Acho que foi por isso que no capítulo 17 do livro de João, Jesus orou pedindo ao Pai que livrasse os discípulos da tentação. E o mesmo se diz na famosa oração do Pai Nosso, em Mateus 6. Tentação.
É assim que Satanás faz para nos derrubar. Ele disfarça as maldições para que pareçam bênçãos. Parece que vem de Deus, mas vem do inimigo de Deus. Temos mais coisa para comentar a respeito da leitura de hoje, mas vou parando por aqui porque a história do capítulo 19 continua na leitura de amanhã.
Por hoje, pense nas “armadilhas” que parecem bênçãos enviadas por Deus. Cuidado, caro(a) leitor(a). Ponha tudo sob a medida correta, que é a Palavra de Deus. Se não estiver conforme o “assim diz o Senhor”, fuja. Mas fuja para perto de Deus.
Boa leitura e bom dia.
(Você pode ler todos comentários de 2012 em http://anobiblico-adulto.portaldabiblia.com)
Publicar comentário