×

CULPA OU DOLO // II Samuel 11-12

 Outro dia fui atender dois clientes fora do escritório. Um trabalha na Defensoria Publica. O outro é agente de policia civil. Passei muito tempo com esse agente de policia, falamos muitas coisas, mas ele controlou nossa conversa, dizendo de sua atividade e o que mais gosta de fazer. Estudou direito e não quer advogar porque o direito penal é “apaixonante”, nas palavras dele.

Falamos da tipificação dos crimes. Falamos de “culpa” e “dolo”. Culpa é quando você comete o crime sem a intenção de fazê-lo. O dolo é quando o crime é cometido com a intenção de fazê-lo. E, sempre falamos de senso de culpa, mas inda não havia refletido sobre este assunto. Percebi que o senso de culpa acontece porque sua mente fica martelando sobre o fato, uma vez que não tínhamos a intenção de cometê-lo.

Quando o crime é cometido com “dolo”, a mente já estava preparada e não dói, nem mesmo causa remorso. Vamos ver no relato de hoje que o rei cometeu uma sucessão de crimes, e que foram descobertos pelo profeta que o fez cair na realidade, definindo o castigo do criminoso. 

 Ninguém comete apenas um crime ou pecado. Sempre que um pecado ou crime vem ao conhecimento das pessoas, certamente que outros pecados e crimes foram cometidos. Precisamos ter cuidado com estas situações em nossas vidas. 

 Outra coisa que aprendi ontem, foi que, não devemos julgar. E isso a bíblia já comente desde os tempos de Cristo. Tenha um ótimo dia na companhia de Jesus. 

 Walter Martins

Publicar comentário