DEUS NÃO PRECISA DE ARMAS//I Samuel 17-19
Hoje vamos ler um dos capítulos mais famosos da Bíblia. Mesmo que não é cristão conhece a história, mesmo que superficialmente, da batalha entre Davi e Golias, não é? Ontem eu não comentei, mas você lembra que lemos sobre a unção de Davi. O menorzinho
. Ninguém botava fé nele. Hoje vamos ver aquele rapazote lutando contra um guerreiro de quase 3 metros. Já que a mídia está nos fazendo voltar à época dos gladiadores através do MMA e UFC, Golias faria medo até ao Anderson Silva! Mas Davi confiava em Deus.
Já O tinha visto agir em sua vida de pastor. Sempre que pensamos em um pastor de ovelhas, lembramos daquela imagem singela de um senhor caminhando, rodeado pelas ovelhinhas, não é? Pela história de Davi, vemos que não é bem assim.
As ovelhas sofrem assaltos, são atacadas por ursos e leões. E salvá-las, é responsabilidade do pastor. Não importa qual seja a dificuldade
. É por isso que Jesus é o nosso pastor. Ele não tem vida boa, só andando no meio da gente, não. Ele deu a vida para que pudéssemos ter a nossa. Voltando à leitura de hoje, eu gosto muito das palavras que Davi usou quando falava com Golias.
Está no capítulo 17, versos do 45 ao 47: “Você vem contra mim com espada, lança e dardo. Mas eu vou contra você em nome do SENHOR Todo-Poderoso, o Deus dos exércitos israelitas, que você desafiou… Então o mundo inteiro saberá que o povo de Israel tem um Deus, e todos aqui verão que ele não precisa de espadas ou de lanças para salvar o seu povo. Ele é vitorioso na batalha e entregará todos vocês nas nossas mãos.”
O impressionante é que Golias já estava desafiando os israelitas há 40 dias. Você percebeu isso? Que vergonha para Saul e seu exército. Realmente, aquele não era um exército de Deus. Hoje vamos conhecer a grande amizade entre Jônatas e Davi.
A Bíblia usa a palavra “amor” para demonstrar essa amizade e isso dá margem a uma interpretação equivocada. Davi e Jônatas não eram homossexuais.
Se concluírmos isso, por coerência devemos dizer que toda a sociedade de Israel também era homossexual. Leia o capítulo 18, verso 16. Não se engane, pois já lemos em Levítico que Deus só aprova a união entre sexos diferentes. Não tente e nem deixe ninguém torcer a Bíblia, caro leitor. Quero também fazer uma observação importante sobre o capítulo 19 verso 13.
É sobre um “ídolo do lar”, ou “ídolo protetor do lar”, como está na versão NTLH. Esse mesmo ídolo é referenciado em Gênesis 31:19, quando Raquel roubou os ídolos de seu pai, Labão. Até recentemente pensava-se que a família de Labão e também a de Saul eram idólatras por causa desses ídolos.
Mas a arqueologia nos esclareceu essa questão. Esses ídolos funcionavam como certificado de propriedade. Eram como uma escritura ao portador
. Mais detalhes, nesse artigo do arqueólogo Dr. Rodrigo Silva:
http://novotempo.com/evidencias/2011/04/01/a-arqueologia-e-a-biblia/
Desejo a você uma boa leitura, na presença do Deus que não precisa de armas para vencer nossas batalhas.
Vinicius Assef
Publicar comentário