×

Estudo Bíblico 01 – O SÉTIMO DIA aponta DEUS como Criador

Isaías  42:5
Efésios  3:14 e 15
Atos  4:24
1 Coríntios  15:28
  
Gênesis 2:
03 – E abençoou Deus o dia Sétimo e o santificou; porque nele ( não um dia em sete) descansou de toda obra que, como Criador,  fizera.
 
Êxodo 20:
08 – Lembra-te do dia de Sábado para o santificar.
09 – Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
10 – Mas o sétimo dia é o Sábado dO Senhor teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o  forasteiro das tuas portas  para dentro;
11 – porque em seis dias fez O Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou: por isso O Senhor abençoou o dia de Sábado, e o santificou. 
   
Nota: Perceba “ QUAL “ o dia e “ PORQUE “,  isso evitará distorções quanto a “ Sábado sombra de futuro “ –  (Colossenses 2 : 16 ) que apontavam para o Cristianismo futuro e não eram lembretes ( Êxodo 20 : 8 ) da criação, também caíam em qualquer dia da semana e eram chamados “seus sábados “.  
 
Exemplo de sábados que não eram do sétimo dia e não eram chamados Meus Sábados.
Gálatas 4:
10 – Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
 
Colossenses 2:
16 – Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados,
17 – porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é dE Cristo.
Romanos 8: 24 e 25
Se Deus permitir-nos a humildade de transcorrermos juntos as páginas desta apostila, haveremos de compreender que: “sombra do que há de vir”, é sinônimo de: “projeto, rascunho, preparação, desejo, sonho, esperança…”. O descanso NO SÉTIMO dia é o contrário, é carimbo da obra CONCLUÍDA, realizada já, pronta, entregue, aprovada (Gênesis 1: 31, Hebreus 4: 3, João 17: 5, Apocalipse 1: 8, Apocalipse 21: 6, Apocalipse 22: 13 …).
 
Oséias 2:
11 – Farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, os seus sábados e todas as suas solenidades.
 
Levítico 16:
29 – Isso vos será por estatuto perpétuo : no sétimo mês, aos dez dias do mês, afligireis as vossas almas, e nenhuma obra fareis, nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós.
31 – É sábado de descanso solene para vós outros, e afligireis as vossas almas : é estatuto perpétuo.
 
Levítico 23:
24 – Fala aos filhos de Israel, dizendo : No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso solene, memorial, com sonidos de trombetas, santa convocação.
27 – Mas aos dez deste mês sétimo será o dia da expiação : tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; trareis oferta queimada aO Senhor.
32 – Sábado de descanso solene vos será : então afligireis as vossas almas; aos nove do mês, duma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.
37 – São estas as festas fixas dO Senhor, que proclamareis para santas convocações, para oferecer aO Senhor oferta queimada, holocausto e oferta de manjares, sacrifício e libações, cada qual em seu dia próprio;
38 – Além dos Sábados dO Senhor, das vossas dádivas, e de todos os vossos votos, e de todas as vossas ofertas voluntárias que dareis aO Senhor.
 
Levítico 25:
02 – Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes : Quando entrardes na terra, que vos dou, então a terra guardará um Sábado aO Senhor.
04 – Porém no sétimo ano haverá Sábado de descanso solene para a terra, um Sábado aO Senhor; não semearás o teu campo nem podarás a tua vinha.
05 – O que nascer de si mesmo na sua seara não segarás, e as uvas da tua vinha não podada não colherás; ano de descanso solene será para a terra.
 
Levítico 26:
34 – Então a terra folgará nos seus sábados, todos os dias da sua assolação, e vós estareis na terra dos vossos inimigos; nesse tempo a terra descansará, e folgará nos seus sábados.
35 – Todos os dias da assolação descansará, porque não descansou nos vossos sábados, quando habitáveis nela.
43 – Mas a terra na sua assolação, deixada por eles, folgará nos seus sábados; e tomarão eles por bem o castigo da sua iniquidade, visto que rejeitaram os Meus juízos e a sua alma se aborreceu dos Meus estatutos.  
Romanos 3: 20 a 26
Este “sábado” é “DIA DE FESTA”  de Colossenses 2: 16 e 17. …
 
Eles deviam ser observados até que viesse O Descendente: Gálatas 3:19. Eles eram chamados por Deus de “seus, vossos”, por se tratar de nossos esforços, nossas obras, como notas promissórias que O Descendente viria liquidar e ab-rogar, encerrar, saldar… para sempre – Romanos 4: 25.
Oséias 2:
11 – Farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, os seus sábados e todas as suas solenidades.
 
Colossenses 2:
16 – Ninguém, pois,  vos julgue por causa de comida e bebida, ou  dia de festa, ou lua nova, ou sábados.
 
2 Crônicas 36:
21 – Para que se cumprisse a palavra dO Senhor, por boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da desolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram.
 
Êxodo 13:
06 – Sete dias comerás pães asmos; e ao sétimo dia haverá solenidade aO Senhor.
 
Lamentações 2:
06 – Demoliu com violência o Seu tabernáculo, como se fosse uma horta; destruiu o lugar da Sua congregação; O Senhor, em Sião, pôs em esquecimento as festas e o sábado, e, na indignação da Sua ira, rejeitou com desprezo o rei e o sacerdote.
 
Leia-se: “O sábado e O Santuário”, capítulo 20 deste.
Recapitulando:
Levítico 16:29, 31: No sétimo mês, dia dez do mês … não é no sétimo dia, era um feriado religioso (ou dia de festa) para que se oficiasse as cerimônias e serviços que representavam O Cordeiro dE Deus que Jeová vinha prometendo desde Gênesis 3:15 e 22:8.
Levítico 23
24: Mês sétimo, primeiro do mês (não é do sétimo dia da semana)
27: dia dez do mês sétimo (não é do sétimo dia da semana)
32: dia nove “vosso” Sábado (não é o sétimo dia da semana e é “vosso”, não o sábado dE Deus)
37: esclarece que tais dias são dias de festa que depois dE Cristo não teriam mais nenhuma razão de continuar, “Cristo cumpriu” de uma vez por todas  essa história de tentar atenuar a impagável dívida para com Deus.
38: esse verso é muito, muitíssimo esclarecedor, há uma lista enorme de ordenanças que simbolizavam O Cristo por vir, todo mundo nos dias de hoje sabe disso, que tudo aquilo já foi substituído pelo eficiente e definitivo sacrifício dE Jesus, de uma vez por todas. Hebreus 7 em diante afirma isso. “PORÉM”, vamos reler a expressa declaração “Além dos sábados dO Senhor”,  os do sétimo dia, os que Deus chama “MEUS”, essas festas deviam acontecer.
 
Gálatas 4:1-11   Gálatas 5:1   Efésios 5:2   Hebreus 13:11 e 12 
 
Pensemos pois, …
O tal verso realça que tais dias, festas, cerimônias, ordenanças, sacrifícios, libações, etc., etc…, não desobrigavam ninguém do sábado do sétimo dia; essa regra, lei, costumes daqueles tempos, Jesus, graças a Deus, nos dá descanso em Sua graça; mas releia mil vezes se necessário, e assimile por você mesmo com o auxílio dO Espírito Santo que as Escrituras não deixam ninguém em dúvida, a razão em cada coisa é bem distinta, é bem colocado que: o sétimo dia lembra que só Jeová é Deus; Criador, Mantenedor, Libertador, Santificador, Juiz…, isso não é futuro, NÃO É SOMBRA DO QUE HÁ DE VIR, não é algo que Jesus veio cassar, anular, passar adiante tal patente, tal primazia, soberania absolutas; essas ordenanças que eram uma espécie de negociação até que Jesus viesse, (G

álatas 3:19) era, segundo o verso 38: “Além“ – conclusão óbvia: Jesus é o acerto prometido “Além” dos sábados … Jesus substituiu esse que ia além; não há boa vontade capaz de não entender aqui explícito, que Meus Sábados, Sábados dO Senhor (sábado do sétimo dia) é uma coisa, e, sábados dia de festa, sábados nossos esforços, nossas festas, nossa negociação, nossos sábados, são duas coisas bem distintas.
Se eu não buscar com todo o meu potencial de intelecto, de boa vontade, de sinceridade, sem idéias pré-concebidas, corro o risco de empinar o peito e apontar Oséias 2:11, Isaías 1:14, Lamentações 2:6, Colossenses 2:16 e 17, Gálatas 4:10, como se estivesse se tratando da patente privada dE Deus, Seu selo de qualidade, Sua marca registrada, Seu sinete inconfundível de soberania.
 
Levítico 25: 2, 4 e 5: São dias de festas, serviço religioso, sombra de libertação futura.
 
Levítico 26: 34, 35 e 43: distingue com um “SEUS” que define um descanso em qualquer dos seis dias.
 
2 Crônicas 36:21: Também se refere a sábados de solenidade de qualquer dia, são “SEUS” sábados.
 
Êxodo 13: 5 e 6 Descanso como ação de graças ao entrar na terra para onde Deus os estava conduzindo.
Depois, em Deuteronômio 5:15, como em Êxodo 31:13 a 15, as Escrituras mencionam o sábado do sétimo dia como Seu sinal de Libertador de opressões e Santificador, aqui já é um sábado dO inconfundível e poderosíssimo Deus, Deus agindo e Se identificando como O Deus de Gênesis 2:2.
Suponho que com essa recapitulada, essa revisão do exposto, entendi que se eu usar as referências: Oséias 2:11, Isaías 1:14, Lamentações 2:6, Colossenses 2:16, 17, Gálatas 4:10, NÃO estou tratando com o SÁBADO DO SÉTIMO DIA, e SIM com um FERIADO (RELIGIOSO), como: Sexta-feira santa, Corpus Christis, 21 de abril, 7 de setembro, 15 de novembro, dias de santos e etc., feriados que cada ano caem numa data ou dia e nada tem a ver com o sábado dO Senhor da criação; este, desde a Segunda página da Bíblia é, e só pode ser no sétimo dia, a menos que Deus seja destronado de Sua majestosa soberania, o que nem o envio dO precioso e tão querido Messias, razão gloriosa de imensa alegria e profunda gratidão do meu, teu, nosso ser, pode modificar, mas restabelecer, pois Ele é a prova de fidelidade, prova de amor do GRANDE JEOVÁ, é o cumprimento de repetitiva promessa. (Isaías 7:14; 9:6; 42: 5, 8 e 9; 44: 7 e 8, 45:21 a 23; 46:10; 49: 5 e 6  /  João 3:16, 27  /  Jeremias 31: 3  /  Romanos 5: 8).

 

Publicar comentário