×

EU NÃO TIVE ESCOLHA //I Samuel 11-13

Bom dia, como está a leitura bíblica? Você tem conseguido acompanhá-la todos os dias? Quero dizer novamente que se você se atrasou muito por algum motivo, não volte atrás.

Continue lendo daqui para a frente. Logo, logo começaremos um novo livro e as coisas vão se ajeitando

novamente. Se você está lendo desde o início do ano, sem furar nenhum dia, continue assim.

Vamos em frente, então. Ontem lemos como Saul não era tão corajoso assim. Como se diz no popular, “só tinha tamanho”. Hoje vamos ver que, sob a inspiração divina, ele venceu o exército dos filisteus. Foi corajoso, sim. Mas, também impetuoso. Na leitura de hoje vamos ler uma das passagens mais famosas sobre os reis de Israel: o dia que Saul jogou fora seu reino.

Mas não o condene tão rápido assim, porque paciência e confiança são virtudes que pouquíssimos têm. E, afinal de contas, ele era o rei ou não era? Sim, era. Mas era apenas um rei; não o sacerdote. Por isso tinha limites na sua atuação. Como ele cresceu vendo os juízes legislando e sacrificando, pensou que também pudesse fazer isso

. Mas a ordem de Saul foi que ele esperasse sete dias. Pertinho do final do tempo, ele adiantou-se e sacrificou a Deus.

Certa vez eu li que, quando decidimos não perseverar frente às dificuldades, nós não sabemos o real tamanho delas. Afinal, desistimos antes de chegar ao final. A espera estava muito grande para Saul. Ele já tinha esperado sete dias, mas não inteiros.

Por algumas poucas horas ele jogou fora o posto que Deus o concedeu. Assim também pode ser conosco. Muitas vezes pensamos: “já esperei demais”, “acho que se eu não agir agora, tudo vai falhar”

. E esse era o medo dele: de ter que ir praticamente sozinho à batalha. Ele ficou tão confiante, que esqueceu do poder de Deus. Que era Deus que vencia as guerras para Israel. Muitas vezes sem nenhuma batalha. Lembra de Jericó? E, para justificar a Samuel, quase que colocando a culpa no profeta, usou a mesma desculpa que nós usamos hoje:

“eu não tinha outra alternativa”. Por isso eu disse ali acima, para não julgarmos Saul tão rapidamente. Sempre existe alternativa, amigo(a).

Deus nunca vai te deixar encurralado a ponto de não poder obedecê-lO. Pode ser que a decisão seja difícil, mas não impossível. Que tal compartilhar conosco alguma situação dessa que você viu ser importante esperar por Deus? Você conseguiu esperar o tempo certo? Adiantou-se? Conte-nos sua experiência. O testemunhar é uma das bases para uma vida cristã vitoriosa

. Tenha um boa leitura, com a certeza que obedecer a ordem de Deus é o mais seguro, sempre

. Vinicius Assef

Publicar comentário