×

Fogo Amigo

Lembram-se da Guerra do Vietnã? Foi um conflito entre o capitalismo e o comunismo, nações se envolveram nesse conflito! Os Estados Unidos, defensores do capitalismo, enviaram bilhões de dólares em equipamentos àquele conflito. Enviaram também sua maior riqueza – jovens para lutar! Esses jovens eram convocados, treinados, equipados e enviados para as selvas e campos de batalha da Indochina. Foram tirados de seu lar, privados da companhia dos pais e irmãos para lutar em defesa dos ideais de sua Pátria. Lutaram bravamente! Mas a despeito da bravura e equipamentos de seus jovens soldados, os Estados Unidos perderam a guerra. Alguns devem se lembrar daquelas cenas dramáticas da retirada dos últimos cidadãos americanos e seus colaboradores vietnamitas pelos helicópteros que sobrevoavam a embaixada americana. Equipamentos bélicos e documentos secretos eram destruídos pelos próprios americanos. Aquela poderosa nação foi humilhada pelos exércitos de camponeses do Vietnã do Norte. Mais de 55 mil soldados americanos perderam a vida nesse conflito. Mas a grande tragédia é que, milhares desses que morreram foram vítimas do chamado “fogo amigo”.

“Fogo amigo”, é um termo usado no jargão militar. Significa que posições de um exército são atacadas pelo seu próprio exército. Por exemplo, posições avançadas da infantaria são bombardeadas pela aviação ou artilharia do mesmo exército, ou no fragor da batalha, soldados disparam contra seus próprios companheiros, isto é chamado de “fogo amigo”.

O texto acima menciona uma arma poderosa, mais potente que qualquer arma com os mais avançados recursos para disparar milhares de projéteis em segundos – é a língua. Ela pode ferir a alma! Com ela podemos ofender uma preciosa alma, matar as esperanças, criar bloqueios que jamais serão vencidos por forças humanas. E no meio dessas batalhas, que diariamente travamos, podemos ferir ou matar nossos companheiros de esperança, companheiros de fé.

É possível que uma esposa, em algum momento não tenha sido feliz ao partilhar com o esposo algum problema que a afligia, e este, acabou por transferir em suas palavras sentimentos de ódio, reprovação, coisa que não faria em outras circunstâncias; isto é “fogo amigo”. A recíproca também é verdadeira para o esposo. Os filhos, quantas vezes são vítimas do “fogo amigo”. Membros e oficiais da Igreja, todos que militam no mesmo exército podem se tornar alvos de nosso “fogo amigo “. Quantos que um dia estiveram conosco, ombro a ombro, que participavam da mesma Bendita Esperança, hoje não se encontram em nosso meio. Almas mutiladas, mortas; o “fogo amigo” fez isto.

Quando você perceber alguém falando mal de outra pessoa, não se envolva, lembre-se do “fogo amigo” e explique o seu significado, preservando assim, preciosas almas que compõem o exército do Senhor. Que Deus o abençoe!

Publicar comentário