Hóspede ou Morador?
Entender a obra do Espírito Santo em nosso interior é essencial para que sejamos salvos, santificados e fortalecidos para o nosso serviço diário. Isto nos proporciona segurança e é indispensável para a vida cristã..
A expressão “habitar em nós” nos ajuda entender o processo ‘que acontece quando fomos batizados. O Espírito Santo deseja habitar de modo permanente, Ele deseja residir. Quando o Espírito Santo faz sua residência em nossa vida cristã, Ele traz consigo todas as bênçãos, inclusive, nos ajuda produzir frutos espirituais, habilitando-nos a um estilo de vida segundo a vontade de Deus. O Espírito Santo habita em nossa vida no momento em que nascemos espiritualmente – “uma nova criatura em Cristo”.
O Espírito Santo não vem habitar por um certo período de tempo, mas vem para ficar de forma permanente. Ele traz consigo todas as bênçãos decorrentes de Sua presença em nós – amor, alegria, paz, bondade, fidelidade, etc.
O Espírito Santo veio para habitar em nosso coração. O coração do ser humano não é’um hotel no qual Ele hospeda de vez e quando. Nosso coração deve ser o lar desse Espírito maravilhoso. Quando Ele passa a habitar, jamais nos deixará, a menos que O rejeitemos e O mandemos embora.
Como o Espírito Santo habita em nós? Como podemos harmonizar o problema metafísico de que dois corpos não podem ocupar ao mesmo tempo o mesmo espaço? Não sabemos como. Mas uma boa ilustração nos dá um entendimento: “Colocamos um pedaço de ferro no fogo e ativamos as brasas. A princípio temos duas substâncias distintas; ferro e fogo. Quando introduzimos o ferro no fogo efetuamos por conseguinte, a penetração do fogo pelo ferro. Automaticamente sãos duas substâncias distintas, mas que se uniram e se interpenetraram a tal ponto que as duas se tornaram uma. Nesta ação, o ferreiro pode realizar o impossível: transformar o ferro em uma ferramenta útil a um determinado tipo de serviço.
A. W. Tozer, A Conquista Divina, p. 47.
“Se queremos experimentar o poder do Evangelho de Cristo, a nossa natureza terá que ser invadida pelo Espírito Santo de Deus e tomar residência dentro de nós. E só assim estaremos vivendo a verdadeira religião, que é a obra total de Deus no homem e a total resposta do homem a Sua obra interna” Idem, p.9
“Sem a obra do Espírito Santo, não há nada novo no coração humano. Somente o Espírito Santo gera uma nova criatura. Somente o ‘lavar renovador e regenerador do Espírito, pode fazer aparecer o ser humano cidadão do reino de Deus. Qualquer outra tentativa de fazer o novo homem sem um encontro dramático e radical com o Espírito, é totalmente utópica e fadada ao fracasso”. O Espírito Santo – O Deus que vive em nós, p. 27:
Permita que o Espírito Santo faça morada em seu coração!
Publicar comentário