×

MAS EU QUERO//I Samuel 7-10

Ontem nós vimos como os moradores de Bete-Semes lidaram com a arca: desobedeceram a Deus e não sabiam o que fazer com ela, que acabou sendo uma maldição para eles. E acabaram enviando-na para Quiriate-Jearim, para que, conforme as próprias palavras deles, “ele [o Senhor] se afaste de nós”.

Ou seja, rejeitaram mesmo a presença de Deus. Hoje, vamos ver o que Samuel diz aos israelitas que tanto lamentavam-se, por tanto tempo: “Se vocês querem com todo o coração voltar a Deus, o SENHOR, joguem fora todos os deuses estrangeiros e as imagens da deusa Astarote

. Dediquem-se completamente ao SENHOR e adorem somente a ele”. Na versão ARA, ao invés de “imagens da deusa Astarote”, é usado o termo “astarotes”.

Mas, por que Astarote era cultuada em Israel e de onde veio essa prática? Astarote (ou Astarte, ou ainda Astorete, etc.) é a mesma deusa Afrodite, da cultura grega. Ou ainda a deusa Ísis, dos egípcios. O culto a Astarote veio dos filisteus. Para conferir, sugiro você dar uma pequena pausa agora e ler esse texto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Astarote Preste atenção à seção “Ritualismo” e tenha noção do abismo religioso que se abriu em Israel nos dias de Samuel e do desafio que ele enfrentava ali. Dessa vez os israelitas buscaram a Deus, e não à arca.

Retornaram ao Criador e viram novamente o poder do Senhor dos Exércitos na derrota dos filisteus. Mas, como vamos ler várias vezes, os israelitas desprezaram a Deus novamente. Quando eu lia esse texto me lembrei do comportamento de uma criança, num diálogo mais ou menos assim: — Pai, eu quero comer isso. — Mas filho, isso faz mal à saúde, é doce demais, não tem nada de saudável e é caro demais. — Mas eu quero assim mesmo.

Todo meus coleguinhas levam de lanche pra escola. Só eu que não levo. Foi exatamente esse o comportamento dos israelitas, quando pediram um rei. E Samuel, seguindo as ordens do Senhor, contou a eles como seria a submissão a um rei.

O que você tem, que Deus te deu, que é bom, mas que você simplesmente rejeita, como se fosse uma coisa ruim? Outro fato importante na leitura de hoje é a nomeação de Saul, que me chamou a atenção por um detalhe:

ele se escondeu na hora da nomeação.

O próprio Deus teve que dizer aonde ele estava. A partir de amanhã vamos ler mais sobre Saul, esse rei medroso, mas que era o ungido de Deus.

Tenha um bom dia, na presença do nosso Rei, que nos dá o melhor e que escolhe a todos nós enquanto estivermos dispostos a fazer a Sua vontade

. Vinicius Assef

Publicar comentário