Números //1,2 e 3
Olá, caro leitor. Hoje vamos começar a ler um novo livro da Bíblia, Números. Até agora já lemos 3 livros e ainda nem chegamos à metade de fevereiro. Viu como o tempo passa rápido e a gente vai aprendendo sobre a Palavra de Deus?
Vamos passar os próximos 13 dias lendo os 36 capítulos de Números, que também tem muitas lições para nós que vivemos no século XXI. Vamos continuar lendo a respeito da peregrinação do povo israelense pelo deserto, liderados por Moisés.
Sim, é a mesma história de Êxodo e de Levítico, mas sob outra ótica. Nossa história já começa 2 anos depois que eles saíram do Egito.
Pra variar, temos alguns detalhes importantes e interessantes, no livro de Números. Vamos abordá-los alguns hoje e durante toda nossa leitura.
Vamos começar notando quantas pessoas haviam naquele acampamento. No capítulo 1, você pode ter uma noção. Mas note bem, ali só são citados os homens capazes de irem à guerra, com 20 anos ou mais. Era muita gente!
Para controlar tanta gente assim, só com ordem, concorda? E é isso que Deus manda Moisés fazer: pôr ordem na casa. Veja que Deus dá tanta importância a isso, que Ele mesmo determinou a posição de cada tribo. Um fato importante, é que Deus valorizou a primeira instituição criada por Ele aqui na terra, a família.
Na primeira semana desse mundo Deus criou as leis naturais que regem nosso planeta: pressão atmosférica, vento, gravidade, etc. Além disso Ele também criou duas instituições que regeriam o ser humano, fazendo com que ele pudesse pôr em prática os relacionamentos pessoais e espirituais: a família e o sábado. Já vimos nos livros de Êxodo e de Levítico Deus enfatizando a importância do sábado. Agora, em Números, vemos que Ele, em sua suprema sabedoria e coerência, também enfatiza o vínculo familiar. Isso está no capítulo 2 de Números.
No capítulo 3, temos uma noção cronológica meio estranha. Veja que ali são citados os filhos de Arão que morreram, como vimos em Levítico. Também no livro de Levítico, lemos sobre a ordenação e dedicação dos levitas para o serviço do Santuário. Aqui em Números, vemos algumas instruções de Deus sobre o mesmo assunto. Portanto, podemos concluir que esse trecho não é cronologicamente posterior ao final do livro de Levítico, certo? Vamos prestando atenção aos detalhes que nossa compreensão melhora muito.
Vamos mudar um pouco de assunto, e pensar em uma situação. Se Deus ordenasse que você coordenasse um trabalho, o que você diria a Ele? Será que agiria como Moisés naquela ocasição da árvore que pegava fogo mas não queimava? Ou faria como Eleazar, como podemos ler no trecho bíblico de hoje? O que podemos perceber é que Eleazar, apesar de não ser um personagem tão famoso, recebeu um grande voto de confiança de Deus, coordenando uma atividade importantíssima. Leia e perceba a responsabilidade. Perceba também o relacionamento que ele devia ter com Deus.
Boa leitura e fique com Deus.
Vinicius Assef.
// Números 1-3
Publicar comentário