Ofertas pela culpa // Levítico 5,6 e 7
Eu acho incrível a forma de Deus lidar com o pecado e com o pecador! Como seres humanos, temos a tendência de não separar os dois. Ainda bem que não fui eu quem estabeleceu as ordenanças de Levítico. Se fosse, certamente elas seriam bem menos justas.
Eu vou reforçar um comentário que fiz ontem, mas percebi que precisa de ênfase e um enfoque novo. Deus não aceita sua ignorância como desculpa para o pecado. Não existe o “sem querer”. Pecado é pecado e ponto final. Como li certa vez num livro de uma escritora cristã chamada Ellen White, “devemos chamar o pecado pelo nome”.
Entretanto, um Deus justo não pode penalizar uma pessoa por uma coisa que ela fez sem saber que era errado. É isso que lemos ontem no capítulo 4 e vamos continuar lendo hoje.
Isso mesmo, o ônus da culpa só recai sobre o pecador a partir do momento que ele toma consciência que pecou. Muito justo, não é? Mas não esqueça que, a partir do momento que tomamos consciência que pecamos, devemos assumir o erro e pedir perdão a Deus com sinceridade. Com a mesma sinceridade que Ele nos perdoa por nosso desconhecimento.
Esse é o Deus a quem eu sirvo! Justo, porém misericordioso.
Como nosso Deus é justo, Ele exige que cada um seja responsável pelo que faz e pelo que diz. Leia com atenção Levítico 5:4. Ali está dizendo que você deve ser responsável pelos seus atos, mesmo pelo que falou sem pensar. Uma regra à prova de “desculpe, eu agi por impulso” ou “puxa, foi um fato isolado”, ou ainda “eu estava com sangue quente”. Afinal, se Deus nos deu faculdades mentais, que a usemos então, não é mesmo?
Ontem eu comentei que Deus é específico. Hoje vamos ver outra abordagem interessante de Deus, dentro de Sua justiça, a proporcionalidade. Note que se a pessoa não tiver condição de trazer gado, pode trazer aves. Se mesmo assim não puder trazer aves, pode trazer farinha. Deus não pede o que você não tem. Cuidado com quem faz isso, caro(a) leitor(a), pois é extorsão! Lembra que no livro de Êxodo, lemos que Deus pediu ofertas para construir o tabernáculo? Pois é, Ele pediu conforme as posses das pessoas, ou seja, o que elas tinham. Ninguém precisava pegar empréstimo para oferecer a Deus. Você só pode dar o que você tem.
Entretanto, Deus pede um esforço para que o pecador tenha que tomar uma iniciativa para reconhecer e reparar o erro. Para os israelitas, isso significava apresentar ofertas ao sacerdote. Para nós é muito mais tranquilo, pois Jesus foi o Cordeiro de Deus, morto em sacrifício para terminar com os rituais que estamos lendo. Nossa parte é oração sincera.
Eu ouvi, certa vez, que o órgão mais sensível do corpo humano é o bolso. Por isso existem as multas. E você sabe quem inventou isso? Acertou quem disse: “Deus”. Isso mesmo. Vamos ler hoje que Deus instituiu a multa como forma de evitar o pecado. Afinal, ninguém quer perder o que lutou para conseguir, né?
Lembra que ontem eu recomendei que prestássemos atenção aos detalhes? Hoje temos mais alguns interessantes.
Lá em Gênesis, vimos que Adão e Eva foram cobertos com peles. Hoje temos a resposta para essa questão. Leia Levítico 7:8 e veja aí a ligação entre os fatos. Sim, quando Adão e Eva pecaram, os primeiros animais foram sacrificados, ali no Éden.
Vamos ler hoje duas recomendações interessantes sobre alimentação. Pelo menos uma delas parecia bobagem a até pouco tempo: não comer gordura. Ora, todos sabemos que gordura faz mal à saúde. Portanto, isso é fácil compreender hoje.
Mas o capítulo 7 de Levítico também recomenda abstermo-nos de sangue. Algumas pessoas podem dizer: “puxa, então eu não posso comer sarapatel nem galinha ao molho pardo, nem aquele churrasquinho mal-passado, ou aquela picanha com aquela gordurinha tão gostosa?” Bem, eu prefiro evitar, para não ter algum problema de saúde apenas por não compreender totalmente o que está na Bíblia. Acho que podemos chamar isso de obediência pela fé, certo?
Está vendo, Levítico não é difícil de entender. Basta termos coração sincero e aceitarmos as recomendações de Deus. Afinal, prefiro crer em quem me criou, do que em meus gostos pessoais. Fique com Deus, boa leitura e até amanhã.
Vinicius Assef.
// Levítico 5-7
Publicar comentário