×

Porque deveria sua igreja utilizar-se do Twitter?

Tenho notado – com alegria – que algumas igrejas, hoje já se utilizam do Twitter, tendo criado seus perfis e postado alguns tweets sobre suas programações. Mas na realidade muitas delas (no caso, os mantenedores dos perfis, que são pessoas extremamente plausíveis por sairem na frente) não fazem ideia do porquê de o utilizarem. Esta que é uma das mais promissoras e poderosas redes sociais da atualidade, é um excelente ponto de partida para todos aqueles que vêem a internet, através de suas ferramentas, sites, funcionalidades e blogs como ferramentas de trabalho, ambientes extremamente propícios para a pregação do evangelho. Além disso, para quem, como eu, e talvez você, trabalha com muita intensidade em blogs, o

Twitter pode ser um dos melhores aliados do momento, tanto ao nível do marketing como da organização dos métodos de trabalho diários. Mas no caso de igrejas especialmente, ele se mostra muito mais poderoso se pensarmos no número de pessoas que um tweet pode alcançar, de forma gratuita e espontânea. Se pudessemos contabilizar o número de pessoas alcançadas por um tweet bem planejado e divulgado, e comparássemos este dado aos gastos que teríamos para ter o mesmo alcance utilizando-se de folhetos, panfletos ou outros meios, que são excelentes, mas que exigem mais investimento no sentido financeiro e de mão de obra para sua difusão, ficaríamos muito mais entusiasmados com esta poderosa ferramenta.
RÁPIDA DIFUSÃO DE INFORMAÇÃO
Embora muitas igrejas ainda não se utilizem do Twitter como ferramenta de evangelismo, a verdade é que ele é seguramente uma das melhores formas de estar atualizado quanto ao interesse do público a ser alcançado pela mensagem. Em meu Twitter, por exemplo, tenho seguido diversos perfis institucionais de igrejas e de cristãos, que acabam através de seus tweets me mantendo informado não só sobre boas programações, mas também sobre novos conteúdos, materiais e mensagens bíblicas.
São já muitas as igrejas que partilham recursos, artigos, tutoriais e assuntos relacionados com sua agenda e filosofia, porém é importante que você selecione cuidadosamente quem segue, de forma a manter-se constantemente atualizado sobre as matérias e curiosidades que deseja. Alguns bons exemplos que gostaria de citar como bom uso do Twitter para meios evangelísticos, são:
Jovens Adventista do Tatuapé – Basta acessar o perfil, para perceber que seus administradores tem se mostrado extremamente criativos no uso da ferramenta TwitPic (ferramenta que permite exibição de fotos e imagens no twitter), para divulgar suas programações. A informação é rapidamente difundida entre seus seguidores e a quem recebe algum retweet da mensagem. Se todas as igrejas empenhassem-se de tal forma, qual seria o percentual de novas visitas em seus programas? Não quer você, juntamente com a direção de sua igreja começar e pensar nesta forma de divulgação, como tem feito estes jovens?
Pr. Emílio Abdala – Recentemente, o Pr. Abdala assumiu o recém criado cargo de evangelista da Associação Paulista Leste da IASD . Provindo do Instituto Adventista de Ensino do Nordeste, trouxe muita bagagem, sendo doutor pela Andrews University, USA e possuindo larga experiência pastoral. Porém, o que me chama atenção é a visão do mesmo com relação à web. Além de lançar o site Missão Urbana, onde propõe a “invasão” do evangelísmo nas grandes cidades, o Pr. Emílio Abdala mantém seu perfil no twitter extremamente atualizado sobre suas novas conquistas e ideiais. Não bastasse sua agenda atarefada, basta entrar em contato com ele via “replie” ou “mention” no Twitter, para notar que ele arranja sempre um tempinho para interagir e responder a seus seguidores. E talvez esta qualidade seja uma das mais importantes a serem desenvolvidas nos perfis de igrejas que temos visto por aqui, a interação. Os internautas, no caso Twitter’s, precisam sentir que são considerados mais do que como números. Precisamos dar a eles a atenção merecida e valorizá-los enquanto indíviduos que são.
USANDO O TWITTER PARA O EVANGELÍSMO
Uma das melhores funcionalidades do Twitter é poder ser utilizado como ferramenta de divulgação. Utilizar o Twitter para dar a conhecer a sua marca, o seu portfólio, ou mesmo o seu blog, é hoje uma realidade. enquanto igreja, sua comunidade poderia alcançar muito mais visibilidade se fizesse proveito desta grande tendência. Embora o Twitter possa ser utilizado para promover aquilo que é seu principal objetivo, a realidade é que você não deverá utiliza-lo exclusivamente para divulgar o blog ou site de sua igreja, os seus artigos, os seus projetos e as suas programações, mas também para criar novas relações, dar a conhecer o trabalho de outras comunidades e personalidades e manter um contato mais pessoal e direto com os seus followers.
BRANDING PESSOAL
O Twitter pode ser hoje uma ferramenta interessante para ajudá-lo a construir uma presença online. A única coisa que você necessita fazer, é enviar tweets de qualidade, partilhar matérias interessantes e as quais você considere terem relevância suficiente para os seus seguidores. Ao longo do tempo, você sentirá um crescendo no número de seguidores e receberá igualmente feedback acerca da sua presença, ou da presença representativa de sua comunidade na web. Caso não receba, questione os seus seguidores.
A construção de uma presença online é o abrir de novas portas para oportunidades interessantes, para a angariação de novos leitores, novos interessados em estudar a bíblia ou simplesmente novos simpatizantes à mensagem. Preocupe-se com a construção do perfil de sua igreja, mas evite ser demasiado enaltecedor ou redundante. Embora os seus seguidores desejem saber de si, eles desejam também saber o que se passa no seu mundo, e quanto mais matérias você partilhar, melhor será a sua reputação, ou no caso, de sua igreja.
NETWORKING E CONTATOS PESSOAIS
Se sua igreja possui um blog ou site, tenha em consideração que o relacionamento pessoal com outros blogueiros, webmasters, profissionais criativos de outras igrejas, ou de sites informativos do bairro, cidade, ou comércios da região, pode ser a abertura de um leque de oportunidades que você provavelmente nunca imaginou. Existem já dezenas de casos de profissionais, que conseguiram contratos com empresas de renome, angariaram novos e interessantes clientes, construíram relações sólidas com outros profissionais estabelecidos, e alargaram os seus horizontes, tudo através da sua página no Twitter. Para quem é blogueiro, o Twitter é hoje uma das melhores ferramentas do mercado para construir ligações de qualidade com outros profissionais e quiçá alargar o leque de oportunidades vindouras. Aplicando esta realidade à visão evangelística, que impacto poderia causar o bom relacionamento na web com os principais jornais de sua cidade, ou com o administrador daquele site de seu bairro?
CONSTRUÇÃO DE UMA AUDIÊNCIA
A construção de uma audiência de seguidores no Twitter é também uma grande vantagem para o futuro do blog ou site de sua igreja. A longo prazo, você estará escrevendo para milhares e milhares de seguidores, os quais certamente estarão interessados nos seus Tweets, na rotina de sua igreja e na partilha de conteúdos que você faz diária e regularmente. No futuro, o perfil de sua igreja no Twitter será uma porta aberta a novas conquistas e também à construção e solidificação de relações importantes com interessados na Salvação.
EFEITO BOLA DE NEVE
À medida que você for utilizando o Twitter como ferramenta de evangelísmo e com o intuito de promover os artigos e matérias seus ou de sua igr eja, voc] ]>

Publicar comentário