×

PPPPPPP – UMA FÓRMULA MARAVILHOSA PARA VENCER NA VIDA

Estes 7 pp São Uma Fórmula Maravilhosa Para Vencer na Vida

 

Escreva os 7 pp numa cartolina com a seguinte legenda – Uma fórmula maravilhosa que o ajudará a vencer na vida.

Pode fazer-se um concurso entre os jovens para ver quem consegue acertar maior número destas sete palavras iniciadas com a letra P. Mencione-se, por exemplo que muitas das virtudes cristãs se iniciam por esta letra: polidez, prudência, paciência, pureza, pontualidade, piedade, personalidade, perdão.

Que serão estas sete letras que parecem apresentar um ritualismo misterioso?

Simplesmente isto, são iniciais de sete palavras que cultivadas abrirão a porta de entrada para o êxito na vida, sendo quatro verbos e três substantivos.

PREVER,  PREPARAR-SE,  PERSEVERAR,

PREVENIR, PRINCÍPIO,  PONTUALIDADE  E  PERFEIÇÃO.

Queremos esta tarde tecer alguns comentários sobre cada uma delas.

Estas sete palavras, são sete chaves que abrirão os portais do sucesso, e por serem de uso fácil, o segredo do seu emprego pertence a todos vós, amigos jovens.

 

PREVER

 

Ver com antecipação, antever, calcular, prognosticar.

Jovens, devemos prever tudo o que nos possa acontecer. Como toda a nossa vida, todo o nosso futuro decorre daquilo que somos e daquilo que fazemos, precisamos prever as conseqüências de cada ato e de cada palavra. Convenhamos que isto é difícil, mas é muito importante.

Uma frase que pronunciamos impensadamente, sem prever as conseqüências, pode acarretar-nos dissabores por muito tempo. Doutro lado, uma sentença dita a seu tempo e com tato, pode trazer benefícios inestimáveis a grande número de pessoas.

Para prever devemos ser ponderados e possuir imaginação. O ato de prever pode ser comparado a uma lamparina que ilumina o caminho do nosso futuro, mostrando os percalços que devemos evitar.

É fácil, prezados jovens, prever o que sereis no futuro baseando-nos no que sois agora.

Oxalá, amigos estudantes, sejais previdentes em todos os vossos atos e o futuro ser-vos-á risonho e promissor.

 

PREPARAR-SE

 

Desnecessário se torna uma definição.

Há no excelente livro Ciência do Bom Viver esta frase lapidar:

“O cumprimento fiel dos deveres de hoje é a melhor preparação para as provas de amanhã”. Pág. 430.

Daí o preparar-se ser igualmente importante, pois não é suficiente prever o que acontecerá, é preciso preparar-se, senão os melhores planos terminarão num malogro completo.

Vós que estais no início do caminho da vida, não podeis desprezar as pequenas oportunidades de preparar-vos para o futuro.

Para todos os misteres da vida é necessário uma preparação.

A própria natureza, como nos diz o Padre Manuel Bernardes, em seu livro Luz e Calor, nos dá lições eloqüentes de conveniente preparação:

“As flores são preparação dos frutos, os vapores e as nuvens preparação das chuvas, o sono de Adão preparação da formação de Eva e o nascimento de João Batista, preparação da vinda de Cristo”. Pág. 154.

Pessoas existem que não pensam no dia de amanhã, preferindo seguir o lema de Horácio “carpe diem” – isto é, goza o momento presente.

Nada de importante nesta vida pode ser feito sem o devido preparo.

Se não fosse outro o nosso objetivo neste momento, poderíamos ainda alongar-nos falando sobre a preparação espiritual, que tem muito mais valor do que a intelectual.

Depois de prever e de preparar-se para a vida é preciso mais alguma coisa para alcançar o nosso alvo, vindo então a terceira chave.

 

PERSEVERAR

 

Persistir no mesmo estado de espírito, conservar-se firme e constante num princípio ou numa resolução.

Todos temos visto uma classe de pessoas, que constantemente está mudando de pianos, de ocupações, de crenças e de partidos sem razões justificáveis. Nunca se sentem bem na posição em que se acham, iniciam um empreendimento com muito entusiasmo, estão satisfeitas, e parece que tudo vai às mil maravilhas. Mas, de uma hora para outra, mudam de opinião, fazem novos planos, dizendo que descobriram outra coisa melhor. Empreendem muitas coisas, mas não realizam nada, porque não sabem perseverar.

Quantos estudantes temos visto, inteligentes, que começaram uma carreira brilhante, mas por possuírem uma personalidade volúvel, não chegaram ao fim, em outras palavras, não souberam perseverar.

Disse um grande pensador: “As grandes obras são executadas, não pela força, mas pela perseverança”.

Qualquer coisa que desejamos dentro dos limites da possibilidade humana nós a alcançaremos se tivermos forças de vontade e a perseverança para continuar lutando até o fim.

Todas as realizações notáveis sempre encontrarão obstáculos, antes de se tornarem realidade.

Edson fez mais de 10 mil experiências, antes de conseguir realizar o seu primeiro disco de fonógrafo, onde estavam gravadas as seguintes palavras: “Maria tinha um cordeirinho”.

Goethe, o expoente máximo da literatura alemã disser “Só existem dois caminhos para atingir um grande fim e para fazer alguma coisa de valor: a disciplina e a perseverança”.

Muitos exemplos sugestivos dos grandes vultos do nosso mundo, poderiam ser citados para provar o valor da perseverança.

Coelho Neto, o escritor brasileiro mais produtivo e um dos mais corretos, em um de seus discursos à mocidade brasileira, insistiu no valor da perseverança, mostrando-nos que nada alcançaremos sem este atributo.

Podemos aprender lições de perseverança com um pequeno inseto – a formiga. Timur, o famoso guerreiro, que conquistou rapidamente várias nações do oriente, gostava de relatar aos seus amigos o seguinte fato acontecido em sua juventude:

“Uma vez – dizia ele – vi-me obrigado por meus inimigos a me refugiar em um edifício em ruínas, onde permaneci sentado durante muitas horas. Desejando desviar o pensamento de minha condição desesperada, fixei a vista em uma formiga que tentava subir por uma parede, carregando um grão de trigo maior do que ela. Observei os esforços que despendeu para conseguir o que desejava. O grão caiu no chão sessenta e nove vezes, mas o inseto perseverou e por fim, na septuagésima vez, pôde chegar ao alto”. Termina ele dizendo: “Isto me confortou grandemente naqueles momentos e jamais me esqueci da lição”.

Que lição estupenda para nós, o continuarmos na luta, quando não conseguimos nossos objetivos na primeira ou segunda vez.

Jovens promissores, usai mais esta chave e o futuro será vosso.

 

PREVENIR

 

Muito semelhante a preparar-se.

Dispor antecipadamente, precaver-se, acautelar-se.

Todos conhecemos o adágio popular que diz: “O homem prevenido vale por dez”.

Será tão útil o ato de prevenir? Sim.

Já pensamos quantas doenças poderiam ser evitadas se nos preveníssemos contra elas?

Quantas contrariedades, dissabores, acidentes seriam afastados se fôssemos sempre pessoas prevenidas?

O prevenir significa que não devemos ficar parados, esperando a sorte grande, mas que devemos por-nos em marcha sem receios nem precipitação.

O estudante que deseja ser pastor, deve começar bem cedo na vida estudantil a prevenir-se com o material necessário que o capacitará a ser um obreiro eficiente.

Quantos jovens têm sofrido desilusões e fracassos porque não souberam prevenir-se.

O valor de saber prevenir-se pode ser mostrado numa guerra. Quantas vidas salvas por saberem prevenir-se e de outro lado quantas perdidas por desconsideração a esta virtude.

Encontramos nas Páginas Sagradas exemplos valorosos desta qualidade, mas chamemos a atenção apenas para um.

Davi, o sublime poeta dos Salmos, antes de sair à luta contra o desafiante Golias, preparou algumas pedras, não esperando encontrá-las lá perto do gigante.

Quantas pedras foram necessárias para derrotá-lo? Apenas uma. Quantas levou consigo? Cinco. As outras quatro pedras ele as levou porque era um jovem prevenido.

Valorosos estudantes desta Colina, experimentai o uso desta chave e será fácil alcançar o sucesso.

 

PRINCÍPIO

 

Desnecessário é explicar que tomamos princípio não no sentido de começo, origem, mas na acepção de norma, preceito, regra.

O jovem que almeja vencer, deve possuir princípios verdadeiros e  força suficiente para transformá-los em realidade.

A falta de princípios inutiliza esforços sinceros, transformando em frangalhos humanos jovens prometedores.

Não só no terreno espiritual, mas também em todos os outros setores da atividade humana, os verdadeiros sucessos dependem em grande parte de princípios exatos.

Ellen G. White diz no livro Educação: “Os princípios de diligência, honestidade, economia, temperança e pureza, apresentados na palavra de Deus, são o segredo do verdadeiro êxito”.

O livro de Provérbios contém uma
coleção valiosa e edificante destes princípios.

Como organização temos certos princípios que nos distinguem, princípios de saúde, de temperança, de divertimentos, de procedimento, de estudos e muitos outros.

Somos firmes aos princípios que conhecemos ou os quebramos com facilidade? Como é agradável vermos jovens de princípios firmes, e como é decepcionante tratarmos com pessoa sem princípios.

O jovem de princípios não faz exame no sábado, não come nem bebe coisas prejudiciais à saúde, jamais falta com a sua palavra.

 

PONTUALIDADE

 

Exatidão no cumprimento dos seus deveres ou compromissos. Feito no tempo combinado, preciso.

Mário Gonçalves Viana no seu livro A Arte de Estudar escreveu:

“A primeira marca denunciadora do homem metódico, encontra-se na pontualidade”.

A pontualidade é tão necessária na vida profissional, quanto na social. Ser pontual é fazer as coisas a tempo e não deixar para o último minuto o trabalho para cuja preparação se dispôs de oito dias.

Há um país no mundo que se tornou célebre pelo valor dado à pontualidade – a Inglaterra. Já é tradicional a frase – “Pontualidade Britânica”. E talvez seja o Brasil uma das nações que menos valor dá a esta virtude.

Pontualidade é sinônimo de disciplina mental, de respeito por si e pelos outros.

As pessoas que não são pontuais fazem com que os outros percam muito tempo.

Os impontuais sempre têm desculpas: um encontro, o relógio atrasado, doença, um caso imprevisto, mas estas desculpas não satisfazem e só mostram uma vida desorganizada.

Há num dos livros de Napoleão Hill – A Lei do Triunfo esta declaração sobre a pontualidade:

“Lembremo-nos de que quando marcamos um encontro com alguém, assumimos a responsabilidade de ser pontuais e não temos o direito de nos atrasar um minuto sequer”.

O estudante que se acostuma a ser impontual tem poucas probabilidades de alcançar uma posição de destaque na vida profissional.

Se quereis ser vitoriosos, usai esta chave maravilhosa – a pontualidade.

 

PERFEIÇÃO

 

Execução ou acabamento completo.

É a chave de ouro que deve fechar todos os nossos empreendimentos.

Queremos referir-nos a uma perfeição relativa, pois perfeição absoluta em coisas humanas é inatingível.

Olavo Bilac, o sublime parnasiano, representa a perfeição como um castelo, no qual ele se esforça, por todos os meios para entrar e não consegue. Esta comparação se encontra no soneto intitulado – Perfeição. Bilac fez um denodado esforço tentando conseguir a perfeição em suas formas poéticas, mas ele ficou muito aquém do alvo colimado.

Renato Kehl no livro Psicologia da Personalidade condena a perfeição exagerada, por poder tornar-se uma mania. A pessoa nunca realiza nada, porque nunca está satisfeita com o trabalho feito.

Falando em perfeição, referimo-nos ao desejo de o melhor, de sermos cuidadosos e aplicados em nossos afazeres.

Achamos que cada moço e cada moça devia ler o livro Sê Perfeito em Tudo o Que Fizeres, de Marden. Tive o privilégio de o ler antes de vir ao Colégio e posso afiançar-vos, que ele muito me ajudou a enfrentar os problemas estudantis.

É bem nossa conhecida a frase:

“Se alguma coisa merece ser feita, ela deve ser bem feita.”

Quantas vezes ouvimos dos chefes de departamento do nosso colégio frases desalentadoras e pessimistas, por não encontrarem jovens capazes de fazerem um trabalho bem feito. O jovem que executa um trabalho, se quiser triunfar na vida, deve procurar fazê-lo o mais perfeito possível.

Estudantes amigos, devereis procurar a perfeição na medida do possível nos trabalhos escolares se é que tendes um alvo elevado.

Os grandes escritores são aqueles que tiveram o desejo da perfeição.

Os músicos famosos viveram e lutaram pela perfeição.

Os cientistas renomados empreenderam ingentes esforços em prol da perfeição.

“A obra de Deus é perfeita em seu todo, porque o é em todas as partes, por mais insignificantes. Ele molda a tênue haste da grama com tanto cuidado como poria em fazer um mundo. Se desejamos ser perfeitos, como é perfeito nosso Pai que está nos Céus, devemos ser fiéis, nas coisas pequeninas.” – Mensagens aos Jovens, págs. 144, 145.

Ao terminar nossa mensagem nesta tarde o nosso apelo é este: Mocidade adventista, apanágio glorioso da obra de Deus, cientes e confiantes estamos de que usareis estas sete chaves mágicas, porque elas vos ajudarão a serdes vitoriosos nos embates da vida.

Conforme predileção pessoal estes pp podem ser substituídos por outros, tais como: polidez, prudência, perdão, pureza, personalidade, paciência e piedade.

Palestra proferida na reunião dos jovens, no I.A.E., na década de 1950.

 

Publicar comentário