×

SERVIÇO SOCIAL DE DEUS//Deuteronômio 24-25

Olá. O que você tem aprendido com a leitura de Deuteronômio? Tem sido bom para você? Escreva-nos e conte um pouco do que você tem aproveitado com esse livro. Aguardamos seu contato. Mas fique tranquilo, porque vamos manter seus dados pessoais em sigilo. No comentário do dia 01/03, eu falei sobre o remédio que Deus usou contra a avareza, lembra? Lá, comentei sobre o ano da remissão.

Hoje, vamos ver algumas determinações contra a opressão. Vamos ver o jeito que Deus encontrou para que as pessoas pudessem não passar fome, para não terem a privacidade invadida por cobradores, para que os muito pobres não precisassem esperar um mês inteiro para receber o salário. Vamos ler também um cuidado que Deus teve para que os mais ricos dessem oportunidade para os mais pobres, que não tinham condição de ter um pedaço de terra e plantar nele. De certa forma, era um remédio contra a ganância que vemos no mundo capitalista atual.

Deus dava oportunidade para todos se reerguerem, mas não fazia o trabalho por eles. Deus não protegia o mais pobre, pelo simples fato de ele ser mais pobre. Os juízos deveriam ser imparciais, portanto, justos. Cada um colhia o resultado das suas ações. Com tantas recomendações tão claras e públicas, as pessoas só erravam mesmo se realmente tivessem tal intenção.

Note que as regras de julgamento e as determinações de como as pessoas deveriam proceder eram detalhadas, não dando muita margem ao “eu não tinha entendido”. Falando sobre justiça, talvez você pense: “Ah, não era justo que os donos das propriedades tivessem que permitir alguns encostados comerem de graça, sem terem plantado, sem terem investido em arar e cuidar da terra.” É, talvez você tenha razão, de certa forma. Mas, pense comigo. Foi justo Jesus ter morrido por pecados que Ele não cometeu? A isso não chamamos justiça. O nome é misericórdia. É por isso que lemos várias vezes na Bíblia, as seguintes palavras: “misericórdia quero, e não sacrifício

Publicar comentário