×

teu servo ouve Bom dia//I Samuel 1-3

Hoje vamos começar mais um livro da Bíblia. Continue firme, porque o livro de Samuel é especial. Leremos sobre a vida do último profeta antes de começar o período dos reis de Israel. Uma criança que nem deveria ter nascido, porque Ana era estéril.

Mas confiava em Deus, buscava-O de todo o coração e cumpria seu compromisso com Deus. Esse compromisso que Ana e seu marido tinham com Deus é uma das coisas que mais me chamam a atenção na leitura de hoje.

Você, pai ou mãe, teria coragem de entregar seu filho, ainda criança, para ser criado por um desconhecido que morava longe? E ainda só ir visitá-lo uma vez ao ano? A fidelidade do casal nos dá a oportunidade de hoje, muito tempo depois, testemunharmos a fidelidade de Deus.

Samuel, como veremos, foi um dos maiores profetas, com uma responsabilidade muito grande, dedicado a Deus desde criança. Algumas expressões desse livro, só entenderemos se nos lembrarmos do que lemos em Levítico.

Um exemplo, é o compromisso de Ana de não cortar o cabelo de Samuel. Esse era um voto de nazireu, assim como Sansão foi separado. Outra coisa que nos remete ao livro de Levítico, é o mau procedimento dos filhos de Eli, a respeito das ofertas oferecidas. Igual a Jacó, José, Moisés, dentre outros, Samuel não era o primogênito e foi escolhido por Deus para uma obra incrível.

Ainda quando criança, recebeu uma notícia triste de Deus, à noite, num sonho. É daí que tiramos uma frase famosíssima nas igrejas atualmente:

“Fala, Senhor, que teu servo ouve.” Para refletirmos, como estão o cumprimento dos votos que fizemos a Deus? Será que podemos realmente ser identificados como servos do Deus Criador? Boa leitura e até amanhã, quando ouviremos novamente Deus falar conosco através da Bíblia Sagrada.

 

Publicar comentário