SÁBADO – DIA MUNDIAL DA ALEGRIA

Autor do Programa – Ministério Jovem UCB

Objetivo do programa:

Ressaltar a importância de se obedecer ao quarto mandamento e descansar no dia de sábado.

Planos para o Programa:

No sábado pela manhã, na escola sabatina, convide os jovens para um piquenique à tarde, logo após o Culto JÁ. Peça que cada um leve sanduíches leves, frutas e sucos de frutas. Depois do monólogo, saiam para o pátio, discutam o tema em grupos e aproveitem esse momento de intimidade para passar o tema de forma simples e tocante.

Introdução:

Cenário: Se possível tire tudo do púlpito e coloque apenas um banquinho alto. Escolha um garoto que possa decorar o texto e interpretá-lo naturalmente. O participante deve manter uma atitude relaxada, autoconfiante, pode falar sentado.

Monólogo:

Oi.

Pra quem não me conhece, eu sou o Pedro, tenho 20 anos, meus pais vieram para a Igreja Adventista quando eu tinha sete anos e eu cresci aqui.

Hoje me pediram para vir aqui falar com vocês sobre o que é ser adventista. Andei pensando sobre e cheguei à conclusão que, ou temos regras demais, ou eu que não entendo nada.

Por exemplo, o sábado. Lá em casa a gente nunca pode assistir televisão, nem sair, nem coisa nenhuma. Quando eu era criança, ficava lá olhando pro teto ou enchendo a paciência de minha mãe. Mas na casa da minha amiga, a Kelly, que cresceu na igreja junto comigo, é tudo tranqüilo.

Quando eu vou almoçar lá no sábado à tarde, a gente bota um cd pra tocar, ou então um clássico. Ela adora música clássica, e fica conversando bobagem, e depois a gente vem pro JÁ e assiste o culto, tudo na boa.

Nunca vi diferença entre um jeito de guardar o sábado e outro.

Tem os trabalhos missionários, não é? Eu devia aparecer, mas eu já tento ser um cara legal na faculdade. E sábado… Não foi Deus que disse “absolutamente nenhuma obra” e “o sábado foi feito por causa do homem”?

Meu irmão que disse  isso de brincadeira lá em casa, mas faz sentido. Eu acho que está na Bíblia, que eu devei ler mais.

Outra coisa de ser adventista: meu pai me deu a maior bronca por que eu fui em um barzinho no sábado a noite.

_ Meu filho, no boteco, depois de passar o dia inteiro na igreja, o que é isso?! O que as pessoas vão pensar?

Pô! O barzinho era muito tranqüilo! E eu nem bebo! Não pode, eu conheço as regras da saúde. E não era mais sábado, fiquei em casa o dia do Senhor todinho. A noite já é minha, não é? Seis dias são meus, um do Senhor e contando das seis da tarde às seis da tarde! No horário de verão de sete às sete, né?

E as pessoas que tem o que pensar de mim são meus amigos, e a turma sabe que eu sou adventista e tenho minhas regras. O problema é só quando eles perguntam o porquê disso e daquilo. Eu digo “está lá na Bíblia” e fica nessa.

Ainda bem que eles não insistem, são muito de respeitar a posição alheia. Sexta-feira teve um show massa e eu não fui. Mas hoje à noite vou sair com eles pra alguma coisa legal.

Até mais.

Fundamentos:

O quarto mandamento diz: “Lembra-te do dia do Sábado”. Não foi uma ordem dada desde o tempo de Moisés, mas sim desde a criação do mundo (Genesis 2:2 e 3), quando Deus abençoou o sétimo dia (sábado). Por quanto tempo dura essa benção? (1 Crônicas 17:27). O Que Deus abençoa, fica para sempre. E a Bíblia mostra que o Sábado perdura por todas as eras, desde a Criação até a Nova Terra (Eclesiastes 3:14).

Quando Deus descansou no sétimo dia, foi para nos dar o exemplo. O sábado tem vários objetivos, entre eles estão: comemorar a criação divina, propiciar descanso aos homens e dar-lhes oportunidade para adorar o Criador. Jesus, aqui na Terra, afirmou ser o Senhor do sábado e lhe devolveu todo valor espiritual que havia se perdido com as restrições inúteis dos fariseus (Matheus 12:8, Lucas 4:16, 1 Pedro 2:21).

A guarda do sábado é um sinal de distinção, demonstrando que Deus é o Senhor. Será uma marca do povo de Deus nos últimos dias também. Deus quer que deixemos de lado o trabalho cotidiano e os cuidados dessa vida no sábado; mas isso não significa que devemos dormir o dia todo. A palavra de Deus sugere muitas atividades a serem feitas no sábado, formas de fazer o bem. Deus deseja que o Seu povo se reúna no sábado, para adorar o Senhor, compartilhar, cultivar a amizade, estudar a palavra de Deus (Atos 13:44).

A fim de consagrar o sábado totalmente a Deus, é recomendável fazer um planejamento para que não seja preciso comprar nada após o inicio do sábado. É por isso que o sexto dia era também conhecido como “Dia da Preparação” (Luca

s 23:54).

Atos 16:13 mostra que o sábado também pode  ser a oportunidade para um passeio ao ar livre com a família, a fim de nos maravilharmos diante da criação de Deus. De modo geral, tudo o que possa aumentar nosso amor e gratidão a Deus, tudo o que fortaleça nossa união ao  Salvador, pode ser feito no sábado.

A benção de Deus está verdadeiramente sobre o dia de sábado. Todos os que tiveram a experiência de dedicar esse tempo ã adoração de Deus, conhecê-lo melhor e servi-lo, podem dar testemunho dessa benção muito especial. Com uma promessa dessas, transmitida pelo profeta Isaías, por que não desejaríamos guardar esse dia?

Conclusão:

A palavra hebraica para sábado é shabbt, e seu significado básico é descanso ou descansar. Ela é tanto um verbo como um substantivo. Dessa forma, quando a Bíblia diz que Deus criou o sábado, podemos entender que Deus criou o descanso. Além disso, a forma verbal hebraica usada pelo escritor bíblico nos leva a concluir que o sábado pode ser considerado o clímax da criação, embora sua obra prima tenha sido o homem.

Indo além:

* Livro: Sábado ou Repouso do Sétimo Dia

Autor: Guilherme Stein Junior

São Paulo: Sociedade Internacional de Tratados no Brasil, 2001

* Livro: O Sábado nas Escrituras

Autor: Alberto R. Timm,

São Paulo: Instituto Adventista de Ensino, 1990.

 

Autor do Programa – Ministério Jovem UCB

 

http://www.advir.com.br/JA/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *