OBJETIVO DO PROGRAMA: Apresentar a necessidade da preparação para encontrar com Jesus. Aceitar Sua graça salvadora. Considerar a inutilidade das desculpas no dia final.
HINO
ORAÇÃO
ENCENAÇÃO
ORAÇÃO
ENCENAÇÃO
Personagens: Narrador, Ancião, Agente, Turista, Jovem, Menino, Pai, Mãe, Cego, Senhora, Virgínia, Um jovem casal, Um estudante, Proprietário de carro.
Cenário: Uma bilheteria da estação ferroviária com os seguintes dizeres na parte superior: “Expresso para Nova Jerusalém”. Sala de Espera.
NARRADOR: (com voz forte e clara no microfone, fora da cena)
Breve chegará o Expresso direto à Nova Jerusalém. Já recebemos a comunicação de chegada. Todos os que desejam partir devem estar prontos. O Grande Maquinista nos convida a partir dizendo: “Vinde a Mim todos os que estais cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei”.
Todos aqueles que desejarem podem partir. Até agora sabemos que temos o guia: “A Bíblia”. Com ela chegaremos seguramente, “Porque estreita é a porta e estreito é o caminho que leva a vida e poucos são os que o encontram”. Temos também um horário: “Breve Voltarei”. Nosso lugar de destino é um país maravilhoso onde não haverá mais tristeza nem enfermidade. Falta pouco tempo para comprar as passagens. Este é o último convite. Todos os interessados devem comparecer ao guichê.
ANCIÃ (Primeira passageira): Olá, vim comprar minha passagem para a Santa Cidade. Este é um dos dias mais felizes de minha vida. Desde o momento em que ouvi a Mensagem Angélica tenho aguardado o momento de deixar esta terra de pecados, amarguras e de pranto. Será que vamos esperar muito? Estou ansiosa. Quero chegar logo na terra que Jesus tanto falava.
AGENTE: A hora da partida ainda não foi anunciada. Há ainda algumas coisas a serem terminadas antes de partirmos. Podemos somente esperar e vigiar com oração. A senhora foi fiel em toda a jornada de sua vida?
ANCIÃ: Desde que ouvi esta inspiradora mensagem, aceitei em meu coração se fiel a Deus e desejei muito fazer esta viagem. Tenho procurado confessar minhas faltas e pedido perdão de meus pecados. Muitas vezes tenho ficado desanimada, mas quando penso na recompensa dos fieis e no fim da jornada, reanimo-me. Aqui estão algumas coisas terrenas, das quais estou certa, não necessitarei.
AGENTE: Aqui está o seu bilhete, uma parte de sua recompensa.
ANCIÃ: Muitíssimo obrigada.
(ela vai e senta-se no saguão de espera com seu bilhete na mão)
TURISTA (Segundo passageiro): Diga-me senhor agente, desejo saber acerca dessa viagem à Nova Jerusalém. Quantas vezes o senhor já fez esta viagem? Quando voltará o trem que o senhor está anunciando que vai partir? Tenho plano de visitar as grandes cidades da Europa e então conhecer o Canadá. Gosto de viajar e gostaria de conhecer todo o mundo.
AGENTE: Meu senhor, parece-me que o senhor tem uma errada concepção do que será esta viagem. O trem para Nova Jerusalém deverá logo partir, mas não voltará. Se o senhor for não quererá voltar ao seu ponto de partida. O senhor se sentirá feliz por permanecer lá por toda a eternidade.
TURISTA: Oh! Não, eu não quero ir para um lugar onde tenha que permanecer o resto da vida. tenho muitas lindas viagens planejadas.
AGENTE: Senhor muito que o senhor pensar assim. O convite se estende ao senhor também. “O Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve diga: Vem. E quem tem sede, venha, e quem quiser, tome de graça da água da vida”. O Grande Comandante se preocupará pelo fato do senhor se recusar a fazer a viagem, mas o senhor deverá fazer esta escolha sozinho. Escolha a quem sirvais.
TURISTA: Pois bem, já estou decidido, fica pra uma próxima, ainda tenho muito o que fazer por aqui.
(viajante sai)
JOVEM RICA (terceira passageira): Quero uma passagem para a Santa Cidade. Quanto custa?
AGENTE: Não há preço. A reserva das passagens já foi feita por Jesus Cristo na cruz do Calvário.
JOVEM RICA: Sim, mas não preciso aceitar nada por caridade, tenho muito dinheiro. A propósito quero um vagão de primeira classe e não esqueça de que preciso de pelo menos 3 comissários a meu dispor.
AMIGA: Eu também e quero que o meu vagão seja ao lado do dela.
AGENTE: O dinheiro de vocês não tem valor nenhum agora. Não há distinção nenhuma entre pobres e ricos, todos vão em um mesmo vagão.
JOVEM RICA: Que lugar estranho é esse onde dinheiro não tem valor?
AGENTE: Na Santa Cidade Deus suprirá todas as suas necessidades. Tudo lá será de graça e desfrutaremos de plena paz.
AMIGA: Amiga, imagina só! Jóias finíssimas de graça, roupas luxuosas de graça e hotéis 6 estrelas de graça. Ai, estou tão animada!
AGENTE: Hei, mas lá não haverão jóias. Para esta viajem todos nós seremos transformados, seremos todos muito belos e não precisaremos mais de jóias, nem roupas luxuosas e Jerusalém é muito melhor que um hotel 6 estrelas.
AMIGA: Ham…
JOVEM RICA: Sei, isso ai é uma enrolação isso sim. Amiga, o que você acha de irmos comprar umas roupinhas em Milão?
AMIGA: Acho que é bem melhor que essa viagem louca. (vai falando e saindo)
AGENTE: Hei, esperem, garanto que uma viagem para qualquer lugar do mundo não é melhor que uma viagem para Jerusalém.
MENSAGEM MUSICAL: (a pessoa que for fazer a mensagem musical diz o texto a seguir e canta um hino que tenha a ver com ele. Sugestão: Tudo Entregarei – Alessandra Samadelo) É, parece que nem todos estão dispostos a deixar suas riquezas e luxos para ir ao céu. Mas você sabe que existem outras coisas que não nos deixam embarcar neste trem, entretanto você pode deixar todo aquilo que te prende aqui, na bilheteria e então embarcar neste trem.
MENINO: (quarto passageiro) Quero uma passagem para a Nova Jerusalém.
AGENTE: Você conhece as condições? Não está fazendo nada que Jesus não faria se estivesse em seu lugar?
MENINO: (aborrecido) Bem, eu gosto de incomodar os outros. Acho que isto não é pecado. Eu não prejudico ninguém, apenas brinco. Gosto de atrapalhar a todos os colegas da escola, meu pai, minha mãe e principalmente minha irmã, aquela chata.
AGENTE: E as pessoas gostam de suas brincadeiras?
MENINO: Bem, minha irmã fica zangada e acaba sempre chorando.
AGENTE: É, estou certo de que Jesus não faria isto, o que acha?
MENINO: (cabeça baixa) Hurum, Ele não faria aos outros os que não gostaria que fizessem a Ele. Sei que na bíblia está escrito que se uma coisa não edifica, destrói. Eu devia ter pensado nisto antes.
AGENTE: Bem, mas sei que você não fez isto por maldade, tome aqui sua passagem, é só esperar um pouquinho que o trem já vai chegar.
(quinto passageiro): Família de quatro membros. A mãe já vem resmungando.
MÃE: (Irritada) Olha eu já disse que não vou para esta viagem, onde já se viu isso? Se você quer ir vá, e que saber, pode levar as crianças, mas não me obrigue a ir não.
PAI: (calmo)Querida, você vai gostar e vai lhe fazer muito bem, tenho certeza de que lá você encontrará tranqüilidade e vai poder desfrutar dela conosco. Deixa eu falar com o agente.
AGENTE: Pois não.
PAI: Quero 4 bilhetes para a Nova Jerusalém. Quanto custam?
AGENTE: O sangue de Jesus. Todos necessitam aceitá-Lo como santo e generoso sacrifício. Ele já pagou.
PAI: Que maravilhoso! Não custa nada? Quão bom é o Salvador.
MÃE: (com ênfase) três, eu já disse que não vou e não vou mesmo. Se você duvida eu já estou voltando.
FILHO: Não, mãe, fica, vamos conosco.
MÃE: (mais calma) Me desculpa querido, vá com o papai, vai ficar tudo bem. (a mãe sai).
AGENTE: Bem, acho que o melhor agora é o senhor sentar e esperar pela partida.
CEGO: (sexto passageiro) É muito tarde j] ]>
Deixe um comentário