Fonte: Revista “Ação Jovem” II Trimestre de 2003
Autor: Jonathan Kuntaraf – Diretor Associado do Departamento de Ministério Pessoal e Escola Sabatina da Conferência Geral.
Objetivos do Programa: Explicar a iniciativa “Go One Million” (Um Milhão em Ação).
Introdução
Um Milhão em Ação é uma iniciativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia para recrutar, mobilizar, treinar, colocar em ação e rastrear os resultados de um milhão de membros leigos na linha de frente nas atividades de ganhar almas.
Atualmente apenas 2 a 3% de nossos membros estão realmente envolvidos no evangelismo ativo. Esta porcentagem de envolvimento é muito baixa, especialmente quando nos lembramos de que “a obra de Deus nesta Terra nunca será completada até que os homens e mulheres de nossa igreja se lancem ao trabalho e unam seus esforços aos pastores e oficiais da igreja” (Obreiros Evangélicos, p. 252).
Através da iniciativa Um Milhão em Ação, esperamos que pelo menos 10% dos membros da igreja mundial esteja participando de atividades de testemunho ativo. Estamos felizes em ver o entusiasmo de todas as Divisões do mundo em promover essa iniciativa. Até agora, recebemos de todos os líderes de Divisões, um alvo total de 1.579.720 membros que pediram para estar envolvidos na iniciativa Um Milhão em Ação neste qüinqüênio.
Qual é o papel dos líderes JA na iniciativa Um Milhão em Ação?
Um dos objetivos do Departamento de Jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia é equipar e mobilizar os jovens para estarem envolvidos em atividades evangelísticas e de testemunho.
Sabendo que por volta de 70% de nossos membros são jovens, esperamos que neste qüinqüênio mais jovens adventistas se juntem ao time da iniciativa Um Milhão em Ação.
As dez idéias seguintes podem ser analisadas pelos líderes de jovens para possível implementação.
1 – Use o evangelismo de porta
Tenha vários jovens parados na porta da igreja durante a Escola Sabatina, o Culto Divino ou o Programa dos Jovens para convidarem as pessoas que passam para entrarem. Eles podem ajudar a pessoa a estacionar o carro e indicar um lugar para se assentar. Podem também entregar folhetos para os passantes.
2. Use o evangelismo da saturação
Divida os jovens em vários grupos de ação de duas pessoas, e depois selecione um território- alvo, preferencialmente próximo à igreja. Divida o território entre os grupos de ação de modo que cada dupla tenha uma área para trabalhar. Cada membro do grupo deve receber um treinamento especial para que possa testemunhar de acordo com seus dons espirituais. Todos os jovens podem começar a orar pelas pessoas em seu território, visitá-las, conduzir um estudo bíblico ou de saúde, distribuir folhetos, e fazer mais atividades de interesse, dando estudos bíblicos ou lições de saúde, ou convidando as pessoas para o Programa Jovem.
3. Use a mídia para evangelizar
Introduza programas jovens especiais via jornal local ou rádio para que a comunidade saiba das programações especiais oferecidas a cada semana.
4. Use o evangelismo da amizade
Planeje um dia especial das visitas e encoraje os membros a convidarem seus amigos e parentes para o programa JA. Um programa especial para visitantes deve ser planejado para incluir expressões de elogio aos visitantes, dando a eles um brinde especial e um convite para outras atividades sociais. Estas atividades sociais podem incluir horas sociais no sábado à noite, programação musical, programa recreativo no domingo, etc.
5. Use o evangelismo de serviços
Descubra os talentos e habilidades que os jovens podem oferecer à comunidade local e forneça serviços especiais tais como assistência médica envolvendo profissionais da saúde e outros programas comunitários tais como aconselhamento aos pais, seminários de recuperação da auto-estima, como deixar de fumar e controle de estresse, aulas de culinária, etc.
Os jovens podem montar uma equipe e organizar uma limpeza na comunidade, uma visita a um hospital ou um programa de evangelismo na prisão.
6. Use o evangelismo de vizinhança
Para alcançar amigos, parentes, colegas e vizinhos. Convide os jovens para listarem os nomes de seus familiares, parentes, amigos, colegas e vizinhos que não são adventistas do sétimo dia. Peça-lhes para orar pelas pessoas de suas listas, um por um, e pense em como cada um pode ser alcançado, através de programas de saúde ou familiar que possam levar a um estudo bíblico.
7. Use o evangelismo de estilo de vida
Dirija um programa de estilo de vida saudável na igreja para os membros e seus parentes freqüentarem. Um programa seqüencial deve ser planejado para os interessados.
8. Compartilhe testemunhos e experiências
Convide os jovens para partilharem com outros a experiência que eles tiveram com Jesus. Os líderes podem ensinar os jovens a como transmitir seus testemunhos.
9. Acompanhe os visitantes
Aqueles que visitam a igreja precisam ser acompanhados. Além de termos bons recepcionistas para atender os visitantes e fazê-los se sentirem bem-vindos, deveria existir um livro de visitas no qual pudesse ser registrado seus nomes. Esses nomes devem ser acompanhados com uma ligação telefônica, um cartão de boas vindas, uma visita pessoal. Eles devem ser convidados para a igreja quando houver programações especiais.
10. Dirija a Voz da juventude
Depois de todas as atividades acima, planeje um programa da Voz da Juventude e convide os futuros membros. Todos os jovens deveriam ser treinados em como apresentar a verdade de maneira poderosa.
Somos lembrados das palavras de Ellen G. White: “Temos um exército de jovens hoje, que podem fazer muito se forem adequadamente dirigidos e encorajados… Queremos que eles ajam como parte de planos bem organizados para ajudar outros jovens… Irão os jovens que amam a Cristo se organizar como obreiros, não apenas para aqueles que professam serem guardadores do sábado, mas para aqueles que não conhecem nossa fé?” (Boletim da Conferência Geral, 1893, p. 24).
Nossos jovens podem fazer muitas coisas para se envolverem na iniciativa Um milhão em Ação!
Central de Diretores JA
Deixe um comentário