Objetivo: Compreender e retirar lições na simbologia da águia.
Textos Sugestivos: Deuteronômio 32: 11; Isaías 40:30, 31; Salmos 103:5.
a.. A LENDA DA ÁGUIA ISRAELITA
Quando Isaias escreve que os jovens se cansarão… mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão, andarão e não se fatigarão (Isa 40:30, 31) ele tinha em mente a lenda da velha águia israelita. A lenda dizia que quando envelhecia e suas penas tornavam-se encanecidas com o tempo ela voava em direção ao sol. Esse vôo fazia incendiar sua plumagem transformando-se em uma bola incandesceste. Como uma tocha ela voltava a Terra na velocidade de um meteorito atirando-se ao mar. Ao se erguer das águas ela estava totalmente renovada com todas as suas penas rejuvenescidas pronta para mais um longo vôo na conquista do horizonte.
a.. A ÁGUIA E A GALINHA – UMA METÁFORA DA CONDIÇÃO HUMANA
Um camponês criou um filhotinho de águia junto com suas galinhas. Tratando-a da mesma maneira que tratava as galinhas, de modo que ela pensasse que também era uma galinha. Dando a mesma comida jogada no chão, a mesma água num bebedouro rente ao solo, e fazendo-a ciscar para complementar a alimentação, como se fosse uma galinha. E a águia passou a se portar como se fosse uma galinha.
Certo dia passou por sua casa um naturalista, que vendo a águia ciscando no chão, foi falar com o camponês: – Isto não é uma galinha, é uma águia!
O camponês retrucou: – Agora ela não é mais uma águia, agora ela é uma galinha!
O naturalista disse: – Não, uma águia é sempre uma águia, vamos ver uma coisa…
Levou-a para cima da casa do camponês e elevou-a nos braços e disse: – Voa, você é uma águia, assuma sua natureza!
Mas a águia não voou, e o camponês disse: – Eu não falei que ela agora era uma galinha!
O naturalista disse: -Amanhã, veremos…
No dia seguinte, logo de manhã, eles subiram até o alto de uma montanha. O naturalista levantou a águia e disse: – Águia, veja este horizonte, veja o sol lá em cima, e os campos verdes lá em baixo, veja, todas estas nuvens podem ser suas. Desperte para sua natureza, e voe como águia que és…
A águia começou a ver tudo aquilo, e foi ficando maravilhada com a beleza das coisas que nunca tinha visto, ficou um pouco confusa no inicio, sem entender o porquê tinha ficado tanto tempo alienada. Então ela sentiu seu sangue de águia correr nas veias, perfilou, devagar, suas asas e partiu num vôo lindo, até que desapareceu no horizonte azul.
Criam as pessoas como se fossem galinhas, porém, elas são águias. Por isso, todos podemos voar, se quisermos. Voe cada vez mais alto, não se contente com os grãos que lhe jogam para ciscar.
Nós somos águias, não temos que agir como galinhas, como querem que a gente seja. Pois com uma mentalidade de galinha fica mais fácil controlar as pessoas, elas abaixam a cabeça para tudo, com medo.
Conduza sua vida de cabeça erguida, respeitando os outros, sim, mas com medo, nunca!
Autor: Leonardo Boff. Co-autor: James Aggrey – Natural de GAMA, pequeno pais da África Ocidental. Político que defendia a liberdade.
· ÁGUIA COMO SÍMBOLO
Desde os primórdios da humanidade os animais exerciam grande influência na organização social dos antigos clãs. Eles se inspiravam em seus hábitos e tirava lições práticas no que tinham de melhor. No que diz respeito à águia ela foi símbolo de vários povos. Vejamos alguns exemplos.
Þ Encontraram esculturas de águias gigantes em escavações arqueológicas nas antigas cidades da mesopotâmia.
Þ Sua figura esteve presente nas bandeiras dos exércitos da antiga Pérsia.
Þ No exército romano a Águia era o símbolo máximo.
Þ Na Idade Média a águia era figura nos brasões de influentes famílias.
Þ O emblema de Napoleão era a águia dourada.
Þ A ave símbolo dos E.U. A é a águia careca.
· A LENDA DE FÊNIX
A fênix é a águia mitológica que quando morria entrava em autocombustão e renascia das próprias cinzas.Teria penas brilhantes, douradas, e vermelho-arroxeadas, e seria do mesmo tamanho ou maior do que uma águia da atualidade. Alguns escritores gregos diziam que a fênix vivia exatamente 500 anos. Outros acreditavam que seu ciclo de vida era de 97.200 anos. No final de cada ciclo de vida, a fênix queimava-se numa pira funerária. Quando a ave sentia a morte aproximar-se, construía uma pira de ramos de árvore da canela, em cujas chamas morria queimada. Mas das cinzas erguia-se então uma nova fênix, que colocava piedosamente os restos da sua progenitora num ovo de mirra e voava com eles à cidade egípcia de Heliópolis, onde os colocava no Altar do Sol. Dizia-se que estas cinzas tinham o poder de ressuscitar um morto. A vida longa da fênix e o seu dramático renascimento das próprias cinzas transformaram-na em símbolo da imortalidade e do renascimento espiritual. A fênix, o mais belo de todos os animais fabulosos, simbolizava a esperança e a continuidade da vida após. Revestida de penas vermelhas e douradas, as cores do Sol nascente, possuía uma voz melodiosa que se tornava triste quando a morte se aproximava. A impressão que a sua beleza e tristeza causava em outros animais, chegava a provocar a morte deles. Atualmente os estudiosos crêem que a lenda surgiu no Oriente e foi adaptada pelos sacerdotes do Sol de Heliópolis como uma alegoria da morte e renascimento diários do astro-rei.
( Fonte: www.wikipedia.org )
· LIÇÕES ENTRE OS HÁBITOS DAS ÁGUIAS E OS JOVENS CRISTÃOS
Þ É o pássaro que voa mais alto e constroem ninhos nas montanhas.
Þ O jovem deve sonhar alto construindo seus sonhos com ideais elevados.
Þ Carrega seu filhote nas asas ensinado a voar.
Þ Deus nos carrega em Seus braços e nos eleva aos céus.
Þ Possui uma visão telescópica.
Þ O jovem cristão deve ter visão panorâmica.
Þ A única ave que atravessa tempestades e voa acima das nuvens.
Þ As passarmos por problemas não fujamos. Encaremos nossas tempestades Deus está conosco. Somente os destemidos podem voa acima das nuvens recebendo luz do Sol da Justiça.
Þ A águias voam solitárias, no máximo duas.
Þ Muitas aves voam em bando cruzando o céu, mas o jovem-águia na maioria das vezes vai andar só porque não compartilha das idéias da maioria. Ele voa na contra-mão do mundo.
Þ Ninguém nunca viu um cadáver de águia por aí. Quando sentem a morte chegar voa para o topo mais alto e espera a morte chegar.
Þ Devemos ser fortes nos momentos dolorosos se a morte chegar temos a garantia de ressurreição.
Marcos Ribeiro, Distrito de Itaberaba, MBC.
Deixe um comentário