Conversa com Deus sobre sábado

Objetivo:
Mostrar os motivos do porque devemos guardar o sábado.

Observações: 
Faça concurso de velocidade bíblica com passagens que fale sobre o sábado, musicas sobre o sábado, Testemulho de alguém que conseguiu uma benção de ser liberado de trabalhar no dia de sábado.

Introdução:
O sábado foi escrito pelo próprio dedo de Deus, é o que vemos em Gên. 31:18.
Os 10 mandamentos é tão importante e imutável que Deus fez questão de escrever com seu próprio dedo, e é justamente a parte da palavra de Deus que o diabo tem mais procurado derrubar.

Peça:
DIZEI-ME, Ó SENHOR, SE TENDES UM DIA ESPECIAL DE DESCANSO PARA OS VOSSOS FILHOS. 

Veja o que João disse: “Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor”. Apoc. 1:10. 

Mas qual é o dia do Senhor? De que dia sois Vós Senhor? 

“O Filho do homem até do Sábado é Senhor”. Mat. 12:8. 

Há sete dias na semana. Qual deles é o Sábado? 
“O sétimo dia é o Sábado do Senhor”. Êxodo 20:10. 

Qual é o dia, segundo a nossa contagem que é o sétimo dia: O Sábado ou Domingo? 

E passado o Sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago e Salmé … e no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do Sol. E entrando no sepulcro, viram um mancebo assentado à direita, vestido de uma roupa comprida, branca, e ficaram espantadas. Porém ele disse-lhes: Não vos assusteis: buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado já ressuscitou, não está aqui. Marcos 16:1-6. (Nota: Toda a gente sabe que o domingo foi o dia da ressurreição de Jesus. Ora o Sábado já tinha passado. É portanto, evidente que o Sábado é o dia que precede o domingo; como este dia, domingo, é chamado o primeiro dia da semana, segue-se que o Sábado é o último, portanto, o Sétimo). 

Mas meu Senhor; Não abolistes vós a lei que contém o mandamento do Sábado? 

“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abolir, mas cumprir”. Mateus 5:17. 

Mas, pelo menos, não mudastes, meu Deus, um dos mandamentos, de modo que hoje os vossos seguidores podem guardar outro dia que não seja o sétimo? 

“Porque em verdade vos digo que, até o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido”. S. Mateus 5:18. 

Mas, meu Deus, não é, porventura o Sábado, um dia dos judeus? Não é o Sábado o dia próprio dos judeus? 

“O Sábado foi feito por causa do homem”. S.Marcos 2:27. (O Sábado foi feito e dado ao homem 1.500 anos antes da existência dos Judeus, antes do primeiro judeu). Veja-se Génesis 2:1-3. 

Já ouvi dizer que após a crucificação, ó Senhor, os vossos seguidores deixaram de guardar o Sábado. É verdade? 

“Era o dia da preparação, e amanhecia o Sábado. E as mulheres que tinham vindo com Ele da Galileia, seguiram também, e viram o sepulcro, e como foi posto o seu corpo. E voltando elas, prepararam especiarias e unguentos; e no Sábado, repousaram, conforme o mandamento”. S. Lucas 23: 54-56. 

Mas não se reuniu sempre o apóstolo Paulo com os cristãos primitivos, no Domingo, em honra da ressurreição? Qual era a sua atitude a respeito do doa de culto?

“E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três Sábados, disputou com eles sobre as Escrituras”. Actos 17:2. 

Mas também ele se reunia com os gentios convertidos, no dia de sábado? Talvez se encontrasse com os judeus no dia de Sábado, e com os gregos, nos domingos. Não terá sido assim?

“E todos os Sábados disputavam na sinagoga, e convencia a Judeus e Gregos. Actos 18:4. 

Quem é que ensinou o apóstolo Paulo com respeito à guarda do sábado? 

“Portanto, resta ainda um repouso (Sábado) para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas”. Hebreus 4:9, 10. 

Mas que é que o apóstolo pretende quando fala do repouso que o próprio Deus fez?

“Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: e repousou Deus de todas as suas obras, no dia sétimo”. Hebr 4:4. 

São estas, portanto, as vossas instruções a respeito da guarda do Sábado?

“Porque nunca vos deixei de anunciar todo o conselho de Deus”. Actos 20:27. (Note-se que no Novo Testamento há 59 referências ao Sábado. No livro dos Actos aparece o Sábado mencionado 84 vezes, incluindo as vezes em que o apóstolo Paulo e os seus colaboradores efectuam serviços religiosos. E nunca se encontra uma única palavra, em toda a Bíblia autorizando a guarda do domingo). 

Então porque é que tanta gente guarda o Domingo em vez do Sábado? Se a bíblia ensina a guarda do Sábado, como e por quem é que a guarda do Domingo foi introduzida na cristandade? 

“E (a ponta pequena) proferirá palavra contra o Altíssimo… E cuidará em mudar os tempos e a lei”. Daniel 7:25. 

A igreja romana e a pequena ponta de Daniel 7; Julgais que ela cuida em mudar a Lei de Deus? 

“Pergunta, agora, aos sacerdotes acerca da lei”. Ageu 2:11. 

Muito bem; Vou perguntar a STEPHEN KEENANI, sacerdote católico:

Pensa que a sua igreja tem o poder de mudar a lei de Deus? 

“Se não tivesse tal poder, não poderia ter feito o que todas as religiões modernas concordam com ela; não poderia ter substituído pela observância do domingo, o primeiro dia da semana, a observância do Sábado, o sétimo dia da semana, mudança esta, que não se encontra autorizada na Escritura”. Catecismo da Doutrina, pág. 174. 

Quando foi feita esta mudança? 

“Observamos o domingo, em vez do Sábado, porque a Igreja Católica, no Concilio de Laodiceia (364, depois de Cristo), transferiu a solenidade do Sábado para o domingo”. Catecismo de Peter Geirmann; aprovado pela autoridade eclesiástica católica. 

Concordam os ministros protestantes com esta doutrina?

Um congregacionalista: E certo que não estamos a guardar o Sábado, embora passemos o Domingo devotadamente”. – Dr. R. W. Dale, Os Dez Mandamentos, pág. 106. 

Um metodista: “Sábado, na linguagem hebraica, significa descanso, e o sétimo dia da semana… ; devemos confessar que não existe nenhuma lei no Novo Testamento referente ao primeiro dia”. Bucks. Dicionário Teológico. 

Um Batista: “Havia e há um mandamento para guardar o dia de Sábado, mas o dia de Sábado não era domingo.
Devemos, porém, dizer, e com certa satisfação e sinais de triunfo, que o Sábado foi transferido do sétimo para o primeiro dia da semana … Onde se poderá fundar tal transferência? Não de certo no Novo Testamento – não absolutamente… Mas sabemos perfeitamente que o domingo começou a ser guardado nos primeiros alvores da história cristã… Mas que pena que o domingo tenha entrado com a marca do paganismo, e sido baptizado com o nome do deus do Sol, quando foi adaptado e sancionado pela apostasia papal, e deixado em testamento, como um legado sagrado, ao Protestantismo. – Dr. E. T. Hiscox, Manual Baptista. 

Mas que diferença haverá em guardar um dia ou outro dia? Um dia não é um dia?

“Não sabeis vós a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, que sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça”. Romanos 6:16. 

Que deverei, então, fazer: Obedecer ao Sábado dos mandamentos de Deus, ou guardar o Domingo dos homens?

“Mais importa obedecer a Deus do que aos homens”. Atos 5:29. 

Que pensais vós, ó Senhor, acerca da guarda do Domingo? 

“Assim invalidaste, pela vossa tradição, o mandamento de Deus. Mas em vão me ador

am, ensinando doutrinas,
que são preceitos dos homens”. S. Mateus 15:6, 9. 

Mas com certeza que os milhões de pessoas que guardam o Domingo não podem estar enganados, ou estão? 

“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. E porque estreita é a porta e apertado o caminho que leva à vida, poucos há que a encontram”. S. Mateus 7:13, 14. (Poucos obedeciam a Deus, nos dias de Noé, assim como nos dias de Lot, e nos de Jesus. A maioria perdeu-se). 

Mas há tantas pessoas sabedoras e muito ilustradas que guardam o Domingo. Porque é que estas pessoas e tantos notáveis pregadores não guardam o Sábado? 

“Porque vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios, segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres, que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo, para confundir as fortes”. I Coríntios 1:26, 27. (Nota: Também os grandes doutrinados, no tempo de Jesus, rejeitaram os seus ensinos, a verdade. Os seus seguidores pertenceram ao povo humilde). 

Mas eu aceitei Jesus; sei que é meu salvador; sei que me recebeu guardando ei o domingo, de certo não me perderei pelo fato de não guardar o Sábado, ou não? 

Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia, agora, a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam. Actos 17:30. 

Conheço-vos, ó Senhor, e não ireis condenar-me se eu não guardar o Sábado, ou não?

Aquele que diz: eu conheço-o, e não guarda os Seus mandamentos, é mentiroso, e nele não esta a verdade. I João 2:4. 

Mas não basta que eu ame o Senhor e que vivia na lei do amor?

Se me amardes, guardareis os meus mandamentos”: João 14:15. 

Mas isto significa , todos os DEZ MANDAMENTOS? 

Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. S. Tiago 2:10. 

Mas eu penso que se nos esforçamos por seguir a Jesus, basta isto. Não será assim? 

“Aquele que diz que está nEle, também deve andar, como Ele andou”. I João 2:6. 

Como andastes vós, ó Jesus, e qual era o vosso costume? 

E chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de Sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-Se para ler. S. Lucas 4:16. 

Mas, Senhor, isso foi há mais de 1900 anos. Mas se hoje viésseis a esta terra não guardaríeis outro dia que não fosse o Sábado?

Eu sou o Senhor, não mudo. Malaquias 3:6. Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Hebreus 13:8. 

Mas dependerá a minha salvação da minha obediência a este mandamento do Sábado?

E sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem: Hebreus 5:9. 

Mas será absolutamente necessário guardar os mandamentos para receber a vida eterna?

“Se queres entrar na vida, guarda os Mandamentos”. S.Mateus 19:17. 

Mas não compreendo, Ó Senhor, porque insistes tanto no sétimo dia. Não é o Domingo tão bom como o Sábado? 

“E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou”. Génesis 2:3. “Ele tem abençoado, e eu não posso revogar”. Números 23:20. “Porque tu, Senhor abençoaste e ficará abençoado para sempre”. I Crónicas 17:27. 

Mas parece-me que se eu guardar um dia da semana, seja ele qual for, já é bastante para cumprir a Lei.

“Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte”. Provérbios 16:25. “As coisas espirituais.., são espiritualmente discernidas”. I Coríntios 2:13, 14. 

Mas, Senhor! Senhor! Não posso fazer mais nada? E se A minha profissão não me permite guardar senão o domingo?

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus”. Mateus 7:21. 

Mas eu oro….

“O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável”. Provérbios 28:9. 

SENHOR! Há pessoas que fazem milagres em Vosso Nome, algumas ate curam doentes, outras falam línguas estranhas e realizam coisas maravilhosas; e contudo não guardam o Sábado. Que dizes a isto?

“Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizámos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demónios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: nunca vos conheci: apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade. Mateus 7:22, 23 

Está bem; reconheço que o Sábado é o Vosso dia e que deve ser guardado. Mas a minha profissão não permite que eu o guarde; Seria despedido: eu não teria possibilidade de ganhar a vida!

“Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a alma?”. Marcos 8:36. 

Esta bem: Eu não me preocuparia comigo mesmo, mas resta a minha a minha família ter que passar fome? 

“Vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas. Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Mateus 6:32, 33. “Nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão”. Salmo 37:25. 

Se eu guardar o Sábado servirei de troça aos meus amigos…

“Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e mentindo disserem todo o mal contra vós
por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus”. Mateus 5:11, 12. Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós me aborreceu a mim . João 15:18. 

Mas suponhamos que a minha família não concorde comigo. Devo ir contra a vontade dela? o que poderia implicar uma divisão no seu seio 

Quem ama o pai ou a mãe mais do que a Mim, não é digno de Mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a Mim, não e digno de Mim. E quem não toma a sua cruz e não segue após Mim, não é digno de Mim”. Mateus 10:37, 38. “Assim pois qualquer de vós que não renuncia a tudo, quanto tem, não pode ser meu discípulo”. Lucas 14:33. 

Confesso que tenho medo. Não sou capaz de aguentar tais provas. Reconheço que sou fraco.

A minha graça te basta: porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza… Porque quando estou fraco, então sou forte. 2 Coríntios 12:9, 10. Posso todas as coisas nAquele que me fortalece. Filipenses 4:13.

Mas, Senhor, Qual é a recompensa para quem por Vós for fiel aos vossos mandamentos?

Ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos pelo reino de Deus, e não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna”. Lucas 18:29, 30. Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham a arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Apocalipse 22:14. 

Ó Senhor estou olhando para o meu futuro lar, na nova terra e também lá guardaremos o Sábado?

Porque como os céus novos e a terra nova, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome; e será que desde uma lua nova até outra, e desde um Sábado até ao outro, virá toda a carne adorar perante Mim, diz o Senhor. Isaías 66:22, 23. 

Então, Senhor que a Vossa vontade seja feita assim na terra, como no céu, com a vossa ajuda, também guardarei o Sábado.

Bem está, servo bom e fiel”. Mateus 25:21.

 

fonte: ja-online.net 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *