Ele já voltou

Objetivos: Conscientizar os jovens sobre sua situação espiritual.

Abertura: Informar a igreja de que o culto JA tem por objetivo fortalecer o preparo de cada participante para o encontro com Jesus.

Oração: Deve ser feita por um jovem, pedindo o poder de Deus para estar preparado para Sua volta

Louvor: Hinário Adventista, 150 “Não Desistir” (Na metade do hino entra o anjo e se coloca triste ao lado de um túmulo. No fim do hino entra o jovem.
Nesta hora é interessante criar o ambiente para o diálogo que se segue com uma música de suspense, com vento, furacão, etc.).

Jovem: Que lugar deserto, escuro! Parece que tudo está tremendo. Um anjo!
Parece que é um anjo…

Anjo: Exatamente um anjo. Como vai, ___________ (fala o nome do jovem)?

Jovem: Como… Como sabe meu nome?

Anjo: Oh, __________ (fala o nome)! Eu o conheço muito bem! Muito mais do que você pensa ou possa imaginar. Meu nome é Jader.

Jovem: Estou achando tudo tão estranho. Que lugar é este? Como vim parar aqui?

Anjo: Como veio parar aqui logo ficará sabendo. Como você vê, você está num cemitério. Não há luz do sol. Faz frio. Terremotos acontecem constantemente.
A terra está totalmente deserta. Um caos. Não há nenhuma vida, nem animal, nem vegetal.

Jovem: Mas… eu preciso me localizar. Que cidade é esta, onde só vejo ruínas e escombros? Em que ano estou?

Anjo: Esses escombros, essas ruínas que você vê, são os restos que sobraram da cidade de São Paulo. Você está precisamente no ano 3000, no último mês do ano. Isto é,
falta apenas um mês, para se completarem os 1000 anos do Milênio, predito no Apocalipse, que ocorreria após a 2ª vinda de Jesus.

Jovem: quer dizer que Jesus já veio! E esses túmulos…

Anjo: Esses túmulos, que estão abertos, foram os remidos, os santos que ressuscitaram. Foi o maior acontecimento que esta Terra já presenciou. Eu fiz parte dos milhões de anjos que acompanharam a Jesus quando Ele voltou a esta Terra “em poder e grande glória”. Ao nos aproximarmos da terra, tocamos nossas trombetas e Jesus, nosso poderoso comandante, chamou os que dormiam no pó da terra!

Jovem: deve ter sido maravilhoso. .. eu me lembro da primeira estrofe e do coro de um hino que tentava descrever este acontecimento. Era o número 128, do Hinário Adventista.

Louvor: O Rei Vem Vindo – Hinário Adventista, 128 (primeira estrofe e coro, com a congregação).

Anjo (com emoção): Milhares e milhares de pessoas se abraçavam. Mães que foram separadas de seus filhos se uniram num abraço eterno; amigos ceifados pela morte se
encontraram e juntamente com todos os remidos de todas as eras foram levados ao Céu.

Jovem: Por favor, me fale mais. Onde estão minha mãe e minha irmã?

Anjo: Sua mãe, sua irmã e todos os outros santos, estão no Céu agora, no finzinho do Milênio.
Estão juntamente com Cristo e com os outros anjos, vendo os registros daqueles que se perderam. Daqueles que não aceitaram a Jesus como Salvador.

Jovem: Vejo aqui dois túmulos abertos, duas tumbas vazias… Parece que existe uma inscrição… Parece que o nome é… Ana… e Vera Ramirez! Eu as conheci! Elas
cantavam tão bem! Eu gostava de um hino que elas cantavam sobre o céu!

Louvor: Solo ( Escolher uma pessoa para cantar um hino que fale sobre o céu e o encontro dos santos).

Jovem: Aqui está um túmulo fechado. De quem é?

Anjo: Deve ter a inscrição aí ao lado. Olhe bem…

Jovem: Carlos. Se está fechado, quer dizer que ele não ressuscitou? ! Mas não posso acreditar. Ele era tão dinâmico na igreja. Pregava, era diretor de departamento!

Anjo: Realmente. À vista dos homens ele era muito dedicado. Porém, os homens avaliam o somente o exterior, por não poderem ver os pecados internos. Este homem era orgulhoso e egoísta. Ele nunca se entregou totalmente a Jesus.
Para ele, o trabalho e a igreja eram mais importantes que o Senhor do trabalho, que o Senhor da igreja. Ele até pregava sobre Jesus, mas na verdade ele nunca O conheceu.

Jovem: Não posso acreditar… E este túmulo aberto: Lúcia de Paula! Não é possível!!! A Lúcia está no Céu! Ela ressuscitou na primeira ressurreição!
Ela era a minha vizinha e, moralmente falando, nada recomendável. Mexia com drogas, foi presa, condenada não sei por quantos anos…

Anjo: É. Tudo isso que você falou é verdade; porém, lá no presídio, ela conheceu a Jesus. Arrependeu-se de seus pecados. Foi perdoada e entregou-se sem reservas a Jesus, e por esta razão está no Céu.

Jovem: Quando cheguei aqui, você estava ali, ao lado daquele túmulo fechado, e me deu a impressão de que você estava chorando. Por que você estava ali?

Anjo: Ah, ___________ (fala o nome)! Eu realmente estava e ainda estou muito triste. Graças a Deus que, depois disso tudo, Ele mesmo enxugará dos olhos toda a lágrima. Quando esta pessoa foi gerada, eu fui logo designado para ser-lhe o anjo da guarda. Foi tão emocionante! Através do poder que recebo de Deus, acompanhei as primeiras divisões celulares, a formação e diferenciação dos diversos vasos sangüíneos e tecidos que formam o ser humano. Nada me era oculto. Acompanhei os batimentos cardíacos, a alimentação através do cordão umbilical…

Jovem: continue…

Anjo: Esta criança foi muito esperada. E quando esta criança nasceu, era uma criança sadia, bonita. Tinha os olhos grandes, expressivos…

Jovem: Ah, agora começo a entender o porquê de sua tristeza. Quer dizer que esta criança, esta pessoa que você acompanhou durante toda a vida, não está salva?
Ela não fez parte da primeira ressurreição?

Anjo: Lamentavelmente, este(a) jovem morreu na flor da idade, com apenas 18 anos, e agora está aguardando aqui, inconsciente, a 2ª ressurreição – a ressurreição dos ímpios que ocorrerá após o Milênio. Será ressuscitada por apenas um pequeno período de tempo, para depois sofrer a morte eterna.

Jovem: Estou ficando curioso. Eu conheci esta pessoa? Era meu amigo? Por favor, me diga de quem é este túmulo!
Anjo: Ah, __________ (fala o nome)! Sinto muito te mostrar isso. Aqui está a lápide. Veja você mesmo… (fala estas últimas palavras já saindo de cena).

Jovem(emocionado) : ____________ _ (o jovem diz aqui o seu próprio nome e sobrenome nesta hora, com uma interrogação)? ? Sou eu! Não pode ser! Deve haver algum engano… Por favor, Jader! Me explique! Eu estou perdido! Eu não posso estar! Eu conheço toda a verdade!
Jader! Volte! Eu estou perdido! (sai de cena rapidamente, indo atrás do anjo, que já saiu de cena previamente) .

 

Gabriel F. Santos 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *