A oração de Jabes

Autora: Sylvia E. González

Objetivos do Programa: Saber que não recebemos mais bênçãos porque não as pedimos.

Leitura Bíblica: I Crônicas 4:10; Salmos 31:15.

Introdução

Quais são suas raízes?

Não importa seu nome ou seu apelido, Deus

quer dar todas as oportunidades que lhe ajudem a

crescer. Mas, o mais importante é que, como

Adventista do Sétimo Dia, seu testemunho e estilo

de vida é a maior contribuição que você pode dar

para Deus na sociedade. Portanto seu

relacionamento com o Senhor através da oração

terá que ser uma prioridade elevada mais

profunda e significativa em sua vida. Nessa época

em que vivemos, quando as forças do inimigo têm

se multiplicado, necessitamos saber com urgência

que Deus está conosco. A cada dia necessitamos

de Sua mão guiadora e de Suas bênçãos.

Em I Crônicas 4:9-10, estão dois versículos que contêm uma mensagem poderosa para os jovens de hoje.

Significado do nome JABES

Todos os nomes hebraicos têm um significado importante. O de Jabes não era uma exceção.

Parece que a mãe de Jabes teve problemas ao dar à luz, que lhe causaram mais dores do que o normal. Deu o nome ao bebê de Jabes, que significa iidores de partols. Qualquer menino se sentiria envergonhado desse nome, mas não Jabes. Ele sentia orgulho de seu nome. Sabia porquê levava esse nome. Não se preocupava que outros rissem dele. Ser diferente não é negativo.

Podemos estar orgulhosos do nome e da herança que nossos pais nos legaram.

Jabes está registrado na Palavra de Deus não apenas por seu nome ser uma raridade, mas porque ele nos deixou um modelo de oração. Essa oração, composta de quatro partes, está registrada em I Crônicas 4:10.

Ah, Abençoa-me!

A primeira coisa que Jabes pede é que Deus o abençoe. Seria bom se nos perguntássemos o que é a bênção. O que era exatamente que Jabes estava pedindo a Deus? Um tipo de bênção consiste em estar em paz com Deus, saber que somos aceitos por Ele. Somos abençoados ao saber que Deus nos ama e nos dá Sua aprovação e Seu favor divino. É a paz mental que vem quando sabemos que estamos bem com Ele. Quer dizer, o primeiro pedido de Jabes foi que Deus lhe desse felicidade e prosperidade.

É bem importante ter a bênção de Deus para sentirmos confiança em nosso relacionamento com Ele. Se Jabes houvesse pedido somente isso já seria o bastante para enfrentar a vida. É de grande valor saber que Deus está conosco, se preocupa conosco e nos mantêm em Seu pensamento.

Alarga as minhas fronteiras!

Foi a segunda coisa que Jabes pediu, quer dizer, que Deus ampliasse suas oportunidades e lhe desse sabedoria para aproveitá-las.

Se estamos procurando por oportunidades, elas aparecerão. O problema é que muitas das oportunidades que nos chegam parecem insignificantes quando estão à distância. Nós as vemos grandes quando chegam muito próximas e dizemos: “Não percebi que deixei passar uma oportunidade tão grande!” E vemos outro aproveitá-la. A sorte não tem nada a ver com isso.

Como no caso de Daniel e José, Deus tem um plano para nossa vida, e esse plano está em Suas mãos.

Davi estava convencido disso e escreveu o Salmo 31:15: “O meu futuro está nas Tuas maos”.Ellen White escreveu: “Chegamos a existir porque éramos necessários”.

Isso quer dizer que você é importante e especial para Deus. Devemos lembrar que pertencemos a Deus, que somos valiosos para Ele.

Hoje em dia, uma das maiores oportunidades é obter uma educação elevada. Talvez nem todos poderão aproveitá-la. Se você tem essa oportunidade mas tem dúvidas se poderá.enfrentar os desafios de uma Faculdade ou Universidade, lembre-se que Deus lhe está dando esta oportunidade porque sabe que você será capaz de triunfar com a ajuda dEle.

Deus não quer que fracassemos. Ele quer ver nosso sucesso. Como está sua auto-estima? A auto-estima desempenha um papel muito importante quando se trata de aproveitar as oportunidades e os desafios que Deus coloca ao seu alcance.

Se você acha que não consegue, não conseguirá

Se você acha que já está vencido, estará

Se você acha que vai conseguir,com certeza conseguirá

Outro fator que determina o sucesso ou o fracasso é a dedicação, a perseverança, a dependência de Deus. A fórmula para o sucesso está expressa em Filipenses 4:13 “Tudo posso naquele que me fortalece”.

Deus nos dá a oportunidade de obter uma boa educação, mas é tarefa nossa aplicar e usar as faculdades mentais que Ele nos concede.

Portanto, são importantes:

1 – As tarefas

2 – O tempo de estudo

3 – As qualificações

4 – A disciplina

5 – Fazer de Deus o centro da vida e dos estudos, porque uma educação sem Ele não é suficiente para esta vida, muito menos para a vida futura.

Ellen White diz: “Deus olha o interior da minúscula semente que Ele mesmo formou e nela vê a bela flor, o arbusto e a enorme árvore. Assim também vê as possibilidades da cada ser humano. Estamos neste mundo com algum propósito. Deus tem um plano para nossa vida e deseja que alcancemos o mais alto nível de desenvolvimento”.

Diariamente devemos perguntar a Deus que plano Ele tem para nossa vida. E Ele nos revelará.

O plano final talvez não esteja claro agora, mas se confiarmos em Deus, Ele o completará.

Que a Tua Mão Esteja Comigo

(Direção Divina)

Deus sabe o que é melhor para você. Ele conhece o começo e o fim e pode guiá-lo com segurança através da vida.

Permita que Deus conduza sua vida em todos os momentos, no simples dia a dia e também nas grandes e importantes decisões da vida.

Os caminhos de Deus são os melhores, confie a Ele seus desejos e espere dEle a resposta.

Guardando-me de males e livrando-me de dores

Todos os seres humanos estão rodeados de tentações e o pecado pode parecer atraente no começo, mas no final sempre causa dor.

Os jovens sofrem a pressão de seus companheiros e precisam estar guardados por Deus para não se envolverem nos problemas que se vêem por aí: promiscuidade sexual, experimentar drogas, pensar que é possível andar longe de Deus sem colocar em perigo a espiritualidade e a salvação.

É uma boa prática incluir este pedido de Jabes em nossas orações diárias.

E Deus atendeu o seu pedido

Um resultado perfeito de uma oração sincera:

1. Pediu que Deus lhe abençoasse.

2. Que Deus lhe abrisse as portas da oportunidade.

3. Que Deus guiasse sua vida.

4. Que Deus o guardasse do mal, livrando-o da dor e tristeza.

E Deus concedeu tudo isso a Jabes

Conclusão

Devemos também incluir em nossas orações, os pedidos de Jabes. E como Deus atendeu a Jabes, também atenderá a sua oração.

 

Ação Jovem 1º trim. 2004 – DSA 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *