Vitória sobre as pressões


17h00min – Música de Abertura

17h03min – Louvor

17:12 – Introdução:

Quando o apóstolo João escreveu á juventude dizendo: “Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes…”, não estava servido de elogio barato ou ironizando sobre esta fase cheia de mutações. Ele falava de conquistas e vitórias, sobre pecados e pressões voluntárias ou involuntárias produzidas pela sociedade de todos os tempos. Há forças especiais destinadas à juventude.

Charles Shelton, em seu livro “Adolescent Spirituality”, relaciona oito forças às quais os jovens devem se relacionar durante essa crise de fé. É o que Vamos estudar juntos nesta tarde.

17h15min Noti Jovem (Anúncios)

· JÁ DOS DESAFINADOS – 

· Virgília – 

· Culto alternado – 

· Quebrando o Silêncio

17h20min – I PARTE

01. Pressão de Grupo 

A pressão do grupo é uma das maiores barreiras para o jovem tomar a devida decisão ética. A tentação de rebelar-se contra a religião organizada é reforçada pelo grande número de colegas que fizeram essa opção.

02. Estrutura organizacional

Os jovens estão mais interessados nas formas de relacionamento pessoal de culto do que nas grandes instituições, nos grandes cultos ou programas da Igreja. Quando se está ciente desse fato, pode-se comprometer melhor quando o jovem expressa insatisfação para com a igreja, lança pedras verbais contra a escola e distancia-se dos seus programas. Sua compreensão o levará a ajudá-los a descobrirem alternativas na igreja institucional, formas criativas para mantê-los como parte da igreja de forma satisfatória. Os jovens são muito idealistas e gostam de estar envolvidos nas causas sociais. Se você os ajuda a se centralizarem nas necessidades dos pobres, ajudá-los a trabalhar pelos famintos em sua comunidade ou conduzi-los pára atuarem em alguma outra opção social, você os verá interessados, envolvidos e mesmo entusiasmados.

03. Separando-se dos pais 

Nos anos da adolescência, a maioria dos jovens está afoita para tentar descobrir quem são e onde se encaixam na vida. Isso ocorre também na área da fé pessoal. Embora a fé dos pais seja um fundamento para a busca, da jovem deve agora desenvolver uma compreensão do que Deus significa para si mesmo. É importante que pais e mestres encorajem a necessidade deles de independência e ao mesmo tempo desencoraje os sentimentos de que seus pais são “antiquados” e “ruins”. Ajude-os pais a compreenderem porque os adolescentes estão dese independer-se de toda a autoridade paterna.

17h35min – Final do Bom de Bíblia

04. Rebelião 

Algumas vezes o processo de “encontrar o próprio eu” assume um “identidade negativa”. A maioria dos líderes e jovens simplesmente chamam-na de rebelião. Você pode ser um fator chave nessas vidas ao aceitar os rebeldes para desenvolver os adultos que eles realmente serão e ajudá-los a encontrarem caminhos criativos e aceitáveis para sua rebelião. 

05. Busca de Significado 

Lembre-se que esse processo é saudável! Os jovens têm agora que responder às grandes questões da vida de forma honesta e cuidadosa. Você é privilegiado por estar na posição de liderança para ajudá-lo a descobrir essas respostas no contexto do amor de Deus e Sua vontade para a vida deles. Planeje algumas de suas atividades a fim de abrir espaço para a discussão de tópicos tais como a vontade de Deus, a missão do cristão, o cristão e a política, a resposta de Deus ao faminto, como ouvir a vos de Deus.

06. Desilusão 

Os jovens vêem os fracassos dos alunos e questionam-se, perguntando se a vida vale a pena. Os jovens religiosos vêem a hipocrisia, o orgulho, a inveja e outras formas de pecado que anuviam a vida dos membros da igreja e perguntam: “Por que preocupar-se?” Essa pergunta dá-lhe uma maravilhosa oportunidade para responder com amizade, amor, em uma discussão aberta, sobre o caráter de Deus. 

17h50min – RESULTADO DA GINCANA – ADRA

07. Discussão Pessoal 

Os adolescentes têm que crescer em um mundo feio e confuso. Muitos são procedentes de lares onde os conflitos são difíceis e constantes e suas inseguranças emocionais simplesmente não os encorajam a fazerem um compromisso de fé com Deus. Os jovens que estão enfrentando grandes dificuldades pessoais, muitas vezes necessitam mais curativos de amor do que grupos de orações e sermões. 

08. Meio-ambiente 

As preocupações com as coisas espirituais raramente estão no topo da lista dos tópicos de discussão nos grupos de adolescentes.

Na verdade, a maioria dos jovens parece bem satisfeita em ser absorvida pelas pressões culturais do “viva hoje”. Essa verdade dá-lhe o desafio de ajudar os jovens a olharem a sua cultura de forma tão crítica quanto a igreja. Uma perspectiva crítica, que está sempre honestamente perguntando questões sensatas do por quê, será um grande trunfo ao surgirem desafios ainda maiores. 

18h05min Testemunho

18h15min – Conclusão 

Essa é uma lista de algumas das pressões e problemas que um jovem enfrenta. Conhecê-las e estar atento a elas, o ajudará a enfrentar situações impossíveis com compreensão e esperança. E cada jovem que deseja ter uma fé sempre viva, procurará possuir uma dominante influência sobre as pressões. Eis o conselho: “Lembrai-vos, jovens, em vossa vida, a religião não é meramente uma influência entre outras; deve ser a influência que domine as demais” (Mensagens aos Jovens, p. 110).

18h18min Musica Final

ENTREGA DO JEJUM

18h20min – Oração Final

 

Paulo Geovane Costa Rodrigues  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *