Objetivo do programa
Analisar porque muitos jovens não querem assumir o compromisso do namoro, é só querem “ficar”?
(oração inicial)
(Abertura) Encenação
(Janete)Oi Andrea tudo bem?
(Andrea) Tudo Janete, e você?
(Janete)Tudo bem, e me fala, E aí, cê tá namorando?
(Andrea) É… bem… Tô e num tô ao mesmo tempo
(Janete) Como assim?
( Andrea) Eu to ficando…
(Uma voz no fundo..o que é ficar??)
(Musica especial)
(Parte 1)
Esta é a típica resposta daquele que está com alguém, mas não sabe definir o tipo de relacionamento que tem: se um namoro sério ou apenas mais um “ficante”.
O ‘ficar’ virou mania na vida de muitos jovens e adolescentes. E o pior é que essa mania chegou até à nossa igreja. É freqüente observar rapazes e moças trocando de ‘ficantes’ com a mesma facilidade de quem escolhe uma roupa na vitrine.
O ‘ficar’ é um relacionamento sem compromisso, inclusive de fidelidade. Hum…! Aí está um dos causadores de decepções e ‘dor de cabeça’ para os ‘ficantes’: a infidelidade. É comum ver jovens chorando as mágoas de um relacionamento no qual não havia certeza de que iria continuar. Quando menos se espera você descobre que o seu ‘ficante’ está ‘ficando’ com outra pessoa. Confuso? Mas, infelizmente, é assim que as coisas acontecem.
Tão chato como descobrir uma infidelidade é descobrir que você está com alguém e esse alguém não decide o quer. Você deseja namorar sério, mas ele(a) fica lhe enrolando, não lhe assume publicamente, gagueja, faz rodeios, e sempre muda de assunto. Sem contar às vezes que ele ou ela dá um ‘chá de sumiço’, não atende ao telefone e quando resolve aparecer, conta uma história (desculpa) qualquer.
Debate (mesa redonda)
1- Convide 6 jovens para debater algumas questões, numa espécie de mesa redonda
1- Porque alguns jovens Adventistas preferem ficar?
2- O que leva alguns jovens a trocarem tanto de namorados(as)
3- Na sua opinião, o que é melhor, ficar? Ou namorar serio?
“JORNAL NOTIVEM”
(REPÓRTER 1) Boa tarde, está começando o seu Jornal Notivem
(REPÓRTER 2) Hoje traremos noticias sobre esse tema que está assombrando todos os jovens Cristãos Porque ficar?
(REPÓRTER 1)Não é de se espantar que, hoje, o ‘ficar’ é visto como algo normal pela maioria dos jovens, quer sejam evangélicos ou não. Por mais ensinamentos que a Igreja possa passar, moças e rapazes insistem neste relacionamento fugaz.
(REPÓRTER 2) Recentemente a revista Capricho (edição 912) publicou uma matéria sobre o assunto. Por meio dela vê-se o que os jovens pensam a respeito. Capricho entrevistou 300 meninos e meninas de seis cidades brasileiras para participarem do chamado “Dossiê da ficada”.
(REPÓRTER 1)Segundo a revista 82% acham que, para ficar, é só estar afim, não é preciso estar apaixonado; para 73%, a vontade de beijar é o suficiente para ficar com alguém”; 36% vêem o ficante como uma pessoa que pode virar um namorado; 34% disseram que o ficante é só um passatempo. E pasmem: para 56% dos entrevistados, é normal ficar com quantos der vontade numa mesma noite. Já as meninas de São Paulo (64%), Brasília (40%) e Salvador (32%) acham que a noite é de um cara só.
(REPORTER 2)Os dados são assustadores, mas, infelizmente, as ‘ficadas’ continuam por aí. A coisa está tão feia e avançada que 64,5% dos entrevistados pela Capricho “acham que, se não for legal para você, a ‘ficada’ pode ser substituída por outra na mesma noite”.
(REPORTER 1)O que dizer em meio a esta enxurrada de ‘rolos’ e onde tudo parece ser “tão normal”? Não se pode proibir aqui, que os jovens continuem a perder tempo com esses relacionamentos confusos e sem compromisso, contudo, pode-se deixar uma palavra especial: se os valores eternos de Deus estiverem fortemente guardados no coração de cada um, com certeza esse jovem terá mais facilidade para rejeitar os prazeres passageiros que o mundo oferece.
(REPORTER 2)Guardei a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti. (Sl 119.11.)
(REPORTER 1)(BOA NOITE)
Mensagem final (ancião, Jovem dinâmico, ou Pastor)
São muitas as conseqüências de se ficar. A principal sobrevém pelo fato de que o jovem passa por esse problema exatamente no período em que ainda está se desenvolvendo o seu cará ter. Logo tudo acaba, resultando em um caráter volúvel, inconstante e fraco, onde o impulso domina os atos. Tal caráter é o motivo por que tantos divórcios têm destruído a felicidade dos lares, pois não há dúvida de que “todo amor despertado por impulso morre quando provado”.
Todo jovem que fica de galho em galho se desvaloriza, pois tudo o que é muito usado se torna indesejável. Um exemplo disso é um tênis que, depois de muito usa do, fica sujo e gasto, de maneira que você se sente mal em usá-lo diante dos amigos.
Persistindo nesse erro, o jovem perde o respeito próprio, o que resulta na prática do sexo pré-marital. Muitas pessoas que hoje estão na promiscuidade começaram na prática de algo aparentemente inocente.
O namoro que se baseia somente em satisfação própria, deixa marcas tão profundas que nem o tempo é capaz de apagar. Este é o motivo da infelicidade de milhares de pessoas.
Você, que é jovem, não vai querer fazer algo que vá prejudicar sua vida para sempre. Se você quer ter uma conduta sadia nos relacionamentos, evite o tal de “ficar”. Este hábito poderá destruir você.
Selecione os programas de televisão, as leituras e as músicas. Aproveite seu tempo para estudar e fazer amigos, e no momento certo você encontrará a pessoa ideal no seu círculo de amizade.
Consulte sempre os seus pais e o seu pastor, porque eles já viveram muito mais que você e, portanto, têm mais experiência. Você não precisa bater a cabeça onde os outros já bateram.
Compartilhe seus planos com Jesus. Ele tem um plano especial para sua vida. Confie nEle, que Ele direcionará sua vida no caminho do bem.
hino final
oração final
Marcelo Otto (Planeta J.A)
Deixe um comentário