Você está preparado?

Autora: Teresa Cleary

Objetivos do Programa

Alertar o jovem de que Jesus logo vai voltar. Oferecer uma lista de itens que podem ser melhorados na vida de cada um, a fim de antecipar a volta de Jesus.

Introdução

Jesus virá, quer você esteja espiritualmente preparado ou não.

Alguma vez você se perguntou: estou preparado para a vinda de Jesus?

Se você for como eu, provavelmente não. As perguntas que costumo fazer a mim mesma são: “Usarei a calça jeans ou a

caqui, hoje?” ou “Quanto tempo mais posso continuar sem limpar meu quarto?” ou “Vou pedir uma porção extra de batatas fritas?”

Como você pode perceber, não são perguntas que exigem pensamento profundo! 

Mas, pergunte a si mesmo se você está preparado para o fim do mundo; saber a resposta é

realmente importante. Além do mais, a resposta a essa pergunta implica em conseqüências eternas.

Então, como você sabe se está preparado para o dia da volta de Jesus? A resposta é simples: você saberá se está preparado se estiver vivendo uma vida que agrada a Deus agora – ainda que a vinda do Senhor não pareça tão real no momento.

A Bíblia pergunta: “Que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam?l” (II Pedro 3:11). A resposta? “Vivam de maneira santa e piedosa, esperando o dia de Deus… empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis” (11-14).

i.Mas não tenho certeza se estou pronto para o fim do mundo”, você diz. “E não sei se poderia descrever minha vida como imaculada. Então o que devo fazer?”

Preparar-se para a vinda de Jesus pode significar pôr fim a certas formas de agir e de pensar.

Ainda que você pense que esteja agindo certo no que diz respeito a seu comportamento, todos têm espaço para melhorar. Considere a lista abaixo e veja se há algo que necessita ser abandonado em sua vida de tal forma a viver uma vida que antecipe a volta de Jesus.

Considere este desafio: peça a Jesus para mostrar-lhe aquilo que Ele deseja que você melhore. Então, empenhe-se por isso.

l Cesse a conversação imprópria Todos os tipos de conversação que caiam nessa categoria: mexericos, blasfêmias, ofensas, críticas mordazes e sarcasmo, apenas para mencionar algumas.

Exclua de seu vocabulário palavras que firam a outra pessoa e substitua-as por palavras que ajudam e animam.

Felicite, encoraje e elogie de todas as formas possíveis para edificar a outra pessoa. Tente incorporar essas formas de discurso em suas conversas diárias.

Elimine o mau comportamento

Todos lutamos contra o pecado. Talvez seu problema seja deixar os olhos vaguearem e buscarem a resposta de soslaio durante a prova para a qual não estudou. Talvez você esteja mentindo a seus pais a respeito de onde e com quem esteve. Talvez o seu namoro esteja centralizado em passar tempo a sós com seu parceiro (a), em ambiente de pouca luz…

Todos fazemos coisas que sabemos que não deveríamos fazer. Qualquer que seja o seu pecado,

arrependa-se. Isso significa abandonar tudo o que o esteja levando a pecar e caminhar na direção oposta. É assim que você pode pôr um fim no comportamento que o fere e a Deus. Então, aceite a Jesus como o Senhor de sua vida.

Abandone as más amizades 

Ter amigos é muito bom. Ter amigos que o influenciam a fazer coisas que vão contra aquilo que você sabe que é o certo, não é nada bom. Se o seu comportamento decai quando está com certas pessoas, é tempo de mudar de comportamento ou de amigos.

Visto que seguir na contramão da multidão pode ser difícil, a segunda opção pode ser melhor.

Comece agora a buscar amigos que tenham o mesmo desejo de conhecer a Jesus e de fazer aquilo que Lhe agrada.

Deixe o egoísmo

É importante, de tempos em tempos, tirar os olhos de si mesmo e focalizá-los nos outros. Viver de forma altruísta significa aprender a doar-se – seu tempo, energia e dinheiro.

Você pode começar com algo fácil, como escrever cartas de encorajamento – uma a alguém que necessita desse tipo de carta, e uma a alguém que não a mereça.

Então, busque oportunidades de fazer algum trabalho voluntário – quer na escola, vizinhança ou comunidade. Doar-se irá ajudá-lo a sentir-se bem consigo mesmo no fim do dia.

Pare de dar desculpas

Todos temos coisas que sabemos que deveríamos fazer, mas não fazemos. Testemunhar de sua fé talvez seja um dos pontos de destaque de sua lista. Sabemos que devemos falar aos outros a respeito de Jesus, mas damos desculpas para deixar de fazê-lo:

E se eles não gostarem do que eu disser? 

E se me fizerem uma pergunta que eu não saiba responder? 

E se pensarem que eu sou um fanático? 

Embora testemunhar seja mais difícil para alguns de nós, é algo a que todos somos chamados a fazer. Simplesmente imagine que um amigo não cristão ainda não conheça a Jesus no dia da Sua volta. Você conseguirá viver com o fato de que nunca nem mesmo tentou explicar-lhe como ter um relacionamento pessoal com Ele?

Pelo bem daqueles a quem você ama, mostre- lhes a vida que finda na eternidade com Jesus.

Ainda, Jesus promete realizar isso por nosso intermédio se Lhe permitirmos conduzir nossa vida.

Embora não saibamos o dia ou a hora da vinda de nosso Salvador (Marcos 13:22),

podemos estar preparados para esse dia. Então, ponha um fim a tudo que é negativo em sua vida e que desvie seus olhos de Jesus e empenhe-se por viver uma vida “correta”, agora.

(Extraído da revista INSIGHT, 26 de abril de 2003, pp.5-6.)

Revista Ação Jovem 1º trim. 2004 – DSA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *